Época 2015/16

Época 2015/16

Análise: guia prático para entender o conflito Benfica-F.C. Porto (parte I)

Este texto foi retirado do site MaisFutebol.
Embora seja a opinião do autor (Luis Sobral), é um bom ponto de partida para o debate.
Opinem por favor!


O que se passa hoje no futebol português?
Nem todos os passos são claros, mas o essencial creio que está à vista de todos: trata-se de um luta entre Benfica e F.C. Porto (escolho a ordem alfabética para nomear os intervenientes).
Uma luta pelo título, mas também pelo dinheiro da Liga dos Campeões.
É também uma luta entre duas pessoas que antes foram amigas e hoje não se suportam, Jorge Nuno Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira (outra vez por ordem alfabética).
Já não é uma luta entre duas culturas e duas formas distintas de estar no futebol (ainda recentemente, quando se recordou Pedroto, ficou à vista a base ideológica e comportamental que suporta o F.C. Porto dos tempos modernos). Hoje, por estranho que possa parecer, assistimos a um combate no mesmo terreno, com armas e estratégias muito semelhantes. O Benfica de outros tempos acabou (para ser justo, já tinha acabado há muito tempo, só não aparecera uma nova identidade, apenas o vazio).
Por que sucede?
Esta luta só acontece agora, de forma tão evidente, porque o Benfica está mais forte do que tem sido hábito neste século.
O facto de o clube da Luz aparecer mais sólido e competitivo retirou tempo ao F.C. Porto e ao fazê-lo permitiu a dúvida.
Nos últimos anos, o crónico campeão deu-se ao luxo de vender sempre os melhores jogadores, realizar dinheiro e mesmo assim continuar a vencer. Por quê? Por duas razões simples: porque os adversários apresentaram fragilidades e porque teve tempo. Mesmo quando oscilou, o F.C. Porto manteve-se à frente ou pelo menos bem dentro da corrida.
Este ano, pela primeira vez nos últimos anos, o dragão está há demasiado tempo longe da liderança e quem vê os jogos percebe que de facto existe uma possibilidade real de não chegar ao fim em primeiro. E até, pasme-se, é justo para o Sporting de Braga colocar a hipótese de a equipa de Jesualdo Ferreira terminar fora dos lugares de acesso à Liga dos Campeões.
A informação é a chave?
O Benfica está mais forte por duas ou três razões fáceis de entender. Por um lado contratou um treinador que conhece o futebol português, o que reduziu a zero o tempo de adaptação, tão bem aproveitado pelo F.C. Porto no passado. Além disso foi feliz em duas ou três contratações e, não menos importante, montou uma estrutura forte de suporte a tudo isto.
Essa estrutura movimenta-se bem na parte menos visível do futebol.
Tem pessoas bem informadas, com experiência e conhecimentos vários. E tem funcionado como um corpo só, pelo menos publicamente.
Uma das áreas mais cuidadas é a da comunicação. Existe um canal de televisão sem grande expressão, mas que serve para ir passando a mensagem junto dos adeptos. Uma relação mais do que privilegiada com um jornal diário, que sublinha as forças próprias e as fraquezas alheias. Acresce ainda uma pressão constante sobre a generalidade dos meios de comunicação social, através de uma gestão atenta da informação: o que se dá, o que se contesta, quem fala, como se fala, a quem se fala.
No fundo, o Benfica joga com a comunicação social uma partida que o F.C. Porto «inventou» e que conhece há muitos anos. Neste tabuleiro, durante anos inclinado, as contas estão agora equilibradas.
(um aspecto lateral: nos dias que correm, seria interessante filmar, e divulgar, o comportamento que os responsáveis dos diversos clubes têm na zona de entrevistas rápidas a seguir aos jogos, hoje o único momento de exposição/fragilidade mediática que os protagonistas têm de enfrentar).

5 comentários:

Anónimo disse...

O FC Porto há-de de beber do veneno que espalhou no futebol português !!!

" R y k @ r d o " disse...

Uma grande verdade: Luta pelos euros da champions

Outra grande verdade: O Benfica está mais forte.

Outra verdade: A máfia está mais calma, activa mas mais temerosa

Outra verdade: O benfica comprou bem e tem no treinadior um homem que sabe muito do futebol português

Saudações desportivas e pessoais
.

Anónimo disse...

Este Luis Sobral não engana, reparem que pouco fala do futebol jogado de quanto somos superiores dentro de campo, prefere dar ênfase ao facto de estarmos mais fortes fora de campo , com isto ele quer insinuar que ganhamos o campeonato pelo que somos fora e menos pelo que somo dentro de campo o que é totalmente mentira, o que se passa este ano é que o Benfica marca os golos que for preciso para ganhar o jogo, se o arbitro roubar marcamos sempre mais 1, essa é que é a verdade. Jogos de bastidores é para os Porcos do FCP.

Jorge disse...

"...com isto ele quer insinuar que ganhamos o campeonato pelo que somos fora..."

Mas já está a supor que ganha o campeonato porquê? É assim uma certeza?

Hmm..será pelos jogos de bastidores mesmo?

VERGONHOSO O ANDOR DESTA ÉPOCA QUE ESTÁ MONTADO PARA O BENFICA!

Cumprimentos,

Jorge

Abel Pontes disse...

Saudações Caro Manuel

O luís sobral (em letra minúscula) não me merece qualquer espécie de consideração, por muitas e variadas razões, mas sobretudo porque é mais um da longa lista que recebe as chamadinhas do gerente da caixa.

E mais uma vez, lá vem ele a menorizar o excelente trabalho FUTEBOLISTICO do Benfica, que pela primeira vez em muitos anos está capaz de vencer árbitros, truques de túneis, malas de dinheiro, jogadores e treinadores comprados, etc, etc. E tem a distinta lata de dizer que "Hoje, por estranho que possa parecer, assistimos a um combate no mesmo terreno, com armas e estratégias muito semelhantes." Isto, basicamente, é dizer que o Benfica está a fazer batota como o fcp sempre faz e há-de continuar a fazer, porque não sabe agir de outra forma. O resto do que escreve é apenas uma tentativa pífia de tentar provar esta tese, que muito jeito dá aos amigalhaços da fruta e da batotice para justificar a sua incompetência habitualmente mascarada pela corrupção.

Como pode verificar pelo comentário anterior ao meu, eles têm a lição bem estudada, dizem todos o mesmo, na vã tentativa de que uma mentira muitas vezes repetida se torne uma verdade. Bem querem eles arranjar uma justificação para os 30 anos de batotice e corrupção, uma mancha que nunca lhes sairá de cima, tentando meter o Benfica no mesmo saco, mas não conseguem e isso está a levá-los ao desespero.

Saudações Benfiquistas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO