Nem sempre as contratações dão certo, vá lá saber-se porquê.
Keirrison, jovem avançado brasileiro contratado no verão pelo Barcelona ao Palmeiras de S. Paulo e emprestado ao Benfica, foi um desses casos estranhos.
Não teve assim tantas oportunidades no Benfica, mas mesmo assim teve algumas e não as soube aproveitar. Como o Benfica tem um plantel muito bom no geral e de avançados em particular, as poucas oportunidades não poderiam ter sido desperdiçadas por ele.
Depois de se ter sagrado o artilheiro do Brasileirão 2008 ao serviço do modesto Coritiba e ganho ainda o prémio revelação do campeonato, transferiu-se para o Palmeiras e não acusou a responsabilidade continuando a marcar golos até se transferir para a Europa.
Como não entrava já nas contas de Jorge Jesus e não sendo um jogador barato, foi devolvido ao Barça e colocado em tempo record à Fiorentina.
Espero tenha melhor sorte em Florença pois merece.
Antes dele já tinha acontecido outro caso estranhíssimo de não adaptação no Benfica. Falo de Balboa contratado ao Real Madrid em 2008 por indicação, ao que parece, de Quique Flores.
Tanto num como noutro caso não foi por falta de categoria, pois já a haviam demonstrado no passado, por isso só pode ter sido por questões psicológicas.
12 comentários:
o Keirrison não sei se é bom, mas o certo é que não encaixou na equipa e pareceu sempre num mundo diferente quando jogou pelo Benfica.
já o Balboa se não vingou a culpa também foi do Quique que o conhecia e deveria saber o que ele valia e como poderia tirar outro rendimento do jogador.
não sei se foram os nervos ou se houve falta de confiança, mas são situações que vão acontecendo e por exemplo o Fábio Coentrão também teve uma primeira passagem mais discreta e agora anda muito bem!
ainda recentemente tivemos o caso do Derlei que no Benfica esteve pessimamente e saiu para o Sporting e mudou por completo...
Como o Carlitos disse a um amigo, que as pernas tremiam tanto que não conseguia jogar...
É, caro Tiago, a camisola pesa nalguns casos, por isso chega-se à conclusão que é a parte psicológica que afecta o rendimento. Também existem casos em que o atleta tem problemas pessoais mas parece que não era o caso de nenhum destes.
Saudações.
Disse tudo, Manuel. É tudo questões psicológicas. O jogador nunca se adaptou a este futebol e acabou por perder toda a confiança nas suas potencialidades. Desejo-lhe tudo de bom no resto da sua carreira, obviamente, tal como a Balboa e a qualquer outro que tenha passado por circunstâncias idênticas.
Caro Manuel,
A 1ª questão já foi ok,
estou a ultimar a segunda mas por mim pode ficar como na primeira ok
Saudações Gloriosas,
o Keirrison não se adaptou pura e simplesmente ao futebol rápido de Jorge Jesus....
Boas a todos...
Pensei, pelo título, que vinha aí uma boquita aos tripeiros, oops, adeptos do Porto, por causa do politicamente correcto, e afinal foi sobre os nossos... Também está bem!
Boa sorte a ambos, o Keirrison já não deve tocar mais na nossa «chicha», apesar de tudo boa sorte para ele, mas o Balboa ainda pode. Das duas três, ou ele começa a mostrar serviço, e fica lá, ou mostra serviço e vai para outro lado vendido, ou mostra serviço e volta. Ainda há a hipótese de ele não mostrar nada e ninguém o querer, eheheh, mas pronto, acabou de me surgir uma ideia para um post!
Abraço
Boa sorte aos atletas, boa sorte a vocês, aliás, queria depois marcar uma coisa convosco, a sós ou não, mas se calhar não convém que seja aqui nos comentários. Eventualmente um email. A vós, donos de blogs, que são umas ideias que andam aqui a abanar... Abraço!
Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera
http://Bimbosfera.blogspot.com
Não é spam, Manuel, é mesmo erro que isto me deu, que o computador velho, o que tenho no quarto, para ver uns filmes e jogar um poker à noite, é mesmo velhinho, foi-se abaixo umas quantas vezes mas recuperei o comentário... Só que dupliquei o mesmo, pois verifico sempre antes de enviar... Acabei por enviar duplicado sem dar conta.
Se quiser apagar um, força!
Abraço
Márcio Guerra
Caro Manuel Oliveira
Não vou pôr em causa o valor do jogador.
Mas que não se adaptou, é um facto.
As oportunidades são poucas ou são muitas consoante aquilo que for sendo demonstrado, nos treinos e nas vezes em que se vai para a luta a sério.
Um abraço
Obrigado a todos os benfiquistas que comentaram! Eu que conheço razoavelmente o percurso do Keirrison no futebol brasileiro, confesso que fiquei surpreso! Lembro-me que "torci" pelo empréstimo não só por ser uma mais-valia, como para não reforçar os nossos rivais. Paciência!
Caro Márcio, o meu email está no blog no lado direito a seguir ao "seguidores".
Abraço.
Esperava-se claramente mais de Keirisson no Benfica, penso que é um excelente avançado e que quando se adaptar à Europa vai dar que falar, no entanto penso que o Barcelona não tomou a decisão certa ao emprestá-lo à Fiorentina, seria melhor cede-lo a um clube de Espanha, onde teria mais hipotese de jogar e de se adaptra ao país.
Abraço
Talvez, caro M.Lopes. Porém, o fecho das inscrições condicionou as escolhas.
Abraço.
Por acaso, sobretudo depois do que aconteceu ao Mutu, acho que foi muito bem emprestado, e se valer alguma coisa na Fiorentina, com certeza volta ao Barça com outro estatuto, e quem sabe, com a época salva a nível pessoal e desportivo.
Abraço
Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera
P.s.- Caro Manuel, já lhe enviei o email, e desculpe qualquer coisa! Obrigado.
Enviar um comentário