Época 2015/16

Época 2015/16

"Ricas prendas" me saíram estes dois

No futebol português continua-se a falar muito de arbitragens e pouco de outras coisas mais importantes, que no entanto, não são para aqui chamadas agora.
Pinto da Costa com a sua pose de vítima habitual, solicitou esta semana ao Governo a abertura dum "apito encarnado", assim mesmo, abertura dum apito (a língua portuguesa não é fácil e nem todos a dominam, infelizmente). Depois vieram as declarações do técnico adjunto João Pinto sobre a nomeação de João Ferreira para o Académica-Porto da Taça da Liga e por aí fora. A propósito, sabem porque foi João Pinto (eu já nem me lembrava dele, tão calado que andava) a falar para a comunicação, porque o Prof. Jesualdo está em blackout por solidariedade com a equipa, quando lhe convém.
Blackout sui-generis este!
Bom, voltando ao histerismo de Pinto da Costa perante as arbitragens do Benfica, o "Gato" Miguel Góis brindou-nos com mais uma bela crónica esta semana.
Quem tiver paciência pode lê-la aqui, a seguir:

RICAS PRENDAS
Os meus pais sempre me disseram: "Não aceites doces de estranhos." Por isso, aos 11 anos, quando um desconhecido com mau aspeto me ofereceu um bolo para entrar no seu carro, eu entrei logo, mas recusei educadamente a bola de Berlim. Em contrapartida, hoje em dia, compreendo melhor o significado da frase. Se não, vejamos.
Uma das tendências deste outono-inverno é dizer-se que o Benfica anda a ser beneficiado pelas arbitragens. Mas, se nos tentarmos recordar de quais as partidas em que isso objetivamente aconteceu, quais são os jogos que vêm à memória? Em rigor, são dois: o Sporting-Benfica no Estádio do Algarve, e o mais recente Benfica-Nacional. Dois jogos da Taça da Liga, portanto. É muito provável que tenha sido para isto que a Taça Carlsberg foi criada: para que o Benfica esgote o plafond de boas arbitragens nessa competição, e não no campeonato.
Mas há outra coincidência curiosa - o "pénalti" de Yebda sobre Lisandro foi assinalado a 8 de fevereiro de 2009; o "pénalti" de Pedro Silva no Algarve a 21 de março de 2009. Por sua vez, a mão de Rodríguez dentro da área do FC Porto não foi assinalada na Luz a 20 de dezembro de 2009; e a expulsão, no Benfica-Nacional, foi perdoada a Luisão a 3 de janeiro de 2010. Ou seja, no meio da trafulhice que é o futebol português, é reconfortante saber que, dias depois de sermos espoliados frente ao nosso principal rival na competição mais importante, seremos devidamente compensados num jogo a feijões.
Sejamos francos: a Taça da Liga é a Liga Sagres dos ciganos. Olhamos, por exemplo, para a equipa que o Benfica apresentou ontem em Guimarães - sem Quim, Javi García, Di María, Saviola e Cardozo - e aquilo não é bem o Benfica. Se houvesse rigor, a partida de ontem teria sido anunciada como o confronto entre o Venfica e o Guimarões.
(Por: Miguel Góis, in Record)

2 comentários:

GIL VICENTE disse...

Caro Manuel
Os melhores comentadores e que bem melhor defendem o Benfica nos jornais são o RAP e o MG.
Depois, um pouquinho abaixo, Leonor Pinhão.
Os outros cronistas nem os leio a não ser para passar tempo ou quando um deles qualquer (Govern in record, Manuel Delgado in a bola) diz coisas de jeito na defesa do nosso Benfica.
Tirando esses, aprecio o José Nuno Martins, director do nosso jornal "O Benfica" (ao nível de RAP e MG).
Quanto aos restantes não Benfiquistas, leio-os na internet ou no café do vizinho (por vezes, digitalizo-os porque o café é mesmo ao lado), mas leio-os apenas para depois lhes dar a resposta que consigo dar no meu blogue.

Um abraço.

Viriato de Viseu disse...

GIL VICENTE.
Na RTP-N e no jornal do reco reco, há um tal JOAO GOBERN, que diz coisas muito bem afinadas!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO