Um clube domina o futebol português desde há 20/30 anos.
Há poucos anos atrás foi instaurado um processo denominado "apito dourado" para investigar os bastidores do futebol português, após anos e anos de regabofe.
O "polvo" já estava enorme e não era mais possível escondê-lo pois os seus tentáculos já estavam demasiado à vista.
Muita coisa se provou, mas à boa maneira portuguesa arranjou-se um "jeitinho" à brasileira para que tudo ficasse quase na mesma.
Como quase sempre acontece nestas coisas, sobra sempre para os mais fracos. O Boavista, porque realmente estava implicado até ao pescoço e embora tivesse sido campeão nacional nesta década é um clube de bairro, desceu de divisão, quanto ao outro, o verdadeiro mentor, esse "safou-se" devido aos habituais compadrios, sendo penalizado com uns míseros pontos que em nada influenciaram a sua classificação. Até a UEFA lavou as suas mãos como Pilatos!
Quem teve a curiosidade de ouvir as "escutas" colocadas por um corajoso no You Tube, confirmou tudo o que se suspeitava mas ninguém provava. Afinal, continua por se provar pois inadmissivelmente elas não puderam ser usadas como prova. Mas, pelo menos a opinião pública condenou os autores. Do mal o menos!
O que é certo é que desde que esse processo foi instaurado as coisas continuaram mais ou menos na mesma, embora tivessem de passar a ser um pouco mais recatados. E quem lesse a imprensa diária acharia que o futebol português era um modelo de virtudes comparado com outros.
Para que essa imagem mudasse como que por encanto, só foi preciso que um clube gigantesco acordasse do seu sono prolongado e reagisse montando uma boa equipa de futebol e com uma rectaguarda competente. Competente não a usar os métodos de outros mas a saber precaver-se das armadilhas.
E então a imagem de escola de virtudes do futebol português passou a ser completamente oposta, passou a ter a imagem do terror, basta ler a carta aberta dum clube que luta pelo título.
2 comentários:
Pois claro, caro Manuel.
É preciso um desmascarar constante para todo o mundo ler e ver.
O Salvador tem razão. Para que quer o seu clube antecipar jogos para ser primeiro se ele é último em quase tudo?
Foi último na liga europa, foi último na taça da liga, foi último na taça de Portugal.
O que lhe resta?
Não ser último no campeonato.
Um abraço
Pois é caro Gil, vivíamos na santa paz até que o Benfica se lembrou de acordar. Maldito Benfica, não se faz!
Abraço.
Enviar um comentário