Época 2015/16

Época 2015/16

Saiu a 6ª edição do Jornal da Gloriosasfera

Saiu hoje a 6ª edição do Jornal da Gloriosasfera. Cada vez mais o orgulho da blogosfera benfiquista!
Pode ser visitado clicando aqui ou no logotipo existente na barra lateral deste blogue.
Deixo-vos com um artigo do Jornal de minha autoria.

A minha forte ligação ao futebol moçambicano - I 

Desde que me conheço sou benfiquista certamente porque o meu pai e irmãos mais velhos também eram.

Muito jovem fui viver em Moçambique para uma cidade chamada Quelimane.
Para além de estudar, como era um apaixonado por futebol e benfiquista, decidi ir treinar ao então Benfica de Quelimane tendo sido inscrito na equipa de júniores.

Convém lembrar especialmente para os mais jovens que Moçambique foi colónia portuguesa até 25 de Junho de 1975, data da sua independência. E que, antes da independência, havia Benficas e Sportings nas principais cidades mas quase nenhum Porto! Lembro que Nené e Shéu vieram do Benfica da cidade da Beira. De Quelimane, veio o meu colega e amigo Eurico Caires, pai do também ex-jogador do Benfica Bruno Caires. Isto para não falar dos mais antigos, casos dos nossos Eusébio, Coluna, Costa Pereira, etc.

Os estudos levaram-me até à capital de Moçambique, na época Lourenço Marques, actual Maputo e aí como não podia deixar de ser, a paixão pelo Benfica levou-me ao Benfica de L.Marques.

Poucos anos mais tarde dá-se a independência e com ela a grande debandada de portugueses rumo a Portugal. Eu decidi ficar. O futebol federado já tinha ficado para trás por vários motivos mas o principal talvez tenha sido a falta de estofo físico, passando a jogar por passatempo no campeonato de trabalhadores disputado entre empresas.

Os clubes moçambicanos sofreram na pele a debandada dos portugueses pois eram os seus principais dirigentes. Muito jovem para os padrões habituais do dirigismo desportivo, em 1976 fui convidado a integrar a direcção do ainda Benfica mas já de Maputo em vez de L.Marques onde fiquei até 1982, data em que resolvi voltar para Portugal.

Foram 6 anos da minha vida que nunca esquecerei pela forma apaixonada e intensa com que me dediquei ao clube, primeiro como Secretário-Geral e depois como Vice-Presidente, acumulando com a chefia do departamento de futebol.

O clube não tinha ainda grande estatuto no panorama futebolístico moçambicano. A maioria estranhará mas explico. É que na então Lourenço Marques, a filial do Benfica começou por ser o Desportivo que ainda hoje conserva a águia no seu emblema mas cujas cores eram o preto e branco e só em 1955 foi fundado o Benfica pois alguns benfiquistas não se reviam naquele clube e quiseram ter um clube que equipasse de vermelho e branco e se chamasse Benfica. Com a divisão de adeptos e falta de “mecenas” o Benfica era apenas o quarto clube, atrás dos históricos Desportivo, Ferroviário e Sporting de L.Marques fundados nos anos 20.

Até à independência o Benfica não tinha nenhum campeonato ganho, quer distrital, quer provincial, apenas umas Taças de Honra e vitórias em Torneios.

Curiosamente, a independência veio a ser benéfica para o Benfica e especialmente para o seu sucessor Costa do Sol porque o enfraquecimento dos outros ao nível do dirigismo e dos apoios financeiros veio equilibrar as forças.

Não durou muitos mais anos o nome Benfica, pois em 1978 foi decretada a mudança dos nomes, das cores, dos símbolos de todos os clubes que tivessem alguma ligação com o colonialismo.
Tivémos então de escolher outro nome. Grande dilema se nos deparou. Na altura a direcção do clube era composta por metade de portugueses e metade de moçambicanos mas todos com uma paixão em comum, o BENFICA.

Acabámos por escolher o nome Clube de Desportos da Costa do Sol pois as instalações do clube situavam-se numa zona muito bonita por sinal, junto à praia da Costa do Sol.
(Deixo-vos com água na boca, até ao próximo artigo)

Manuel Oliveira

4 comentários:

sloml disse...

Manuel, desta vez não recebi o Jornal em pdf no mail! Há alguma razão em especial para isso ter acontecido?

Abraço

Manuel Oliveira disse...

Eu também não! Mas, como consegui ver o Jornal e tive pouco tempo ainda não os questionei. Depois digo alguma coisa.
Abraço.

Bimbosfera disse...

Caro Manuel... Então este clube é o qual com quem o Benfica fez um protocolo, que equipa de azul e amarelo, salvo erro, correcto?

Sim senhor...

Eu também tenho dentro de mim o dirigismo, e particularmente o treino, mas como nunca joguei a sério o máximo que posso aspirar é a seleccionador nacional, como o Queirós, lá está, Moçambique, ou como o Mourinho, no Inter, que isto profissional da bola é difícil!
Ehehehe

Estive meio preso de ideias, mas penso já ter desbloqueado um pouco, pelo menos!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

Manuel Oliveira disse...

Isso mesmo caro Márcio. Mas para ser mais preciso, equipa de amarelo e azul. No meu próximo artigo vou falar nisso.
É o clube dos benfiquistas de Moçambique, embora alguns ainda sejam do Desportivo pelas razões expressas no artigo.
Abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO