Muito se tem falado nas últimas semanas do Túnel do Estádio da Luz e a maior parte das vezes querendo associá-lo da pior maneira à equipa do Benfica, como se esta e os seus jogadores é que fossem os maus da fita e os culpados pelo que tem acontecido ali.
Longe vai o tempo em que realmente havia um túnel tenebroso no futebol português, mas esse situava-se mais a norte, no demolido Estádio das Antas, onde na altura não havia câmaras de vídeo-vigilância por isso restam apenas os relatos escritos de quem sofreu na pele, ou viu o que ali se passava, sobretudo às mãos dum guarda Abel, espécime vergonhoso de polícia.
Aqueles que não estão habituados a perder, nem a ver os seus jogadores castigados, aproveitam os incidentes ocorridos no dito túnel para associá-lo ao terror que eles próprios criaram no seu antigo túnel. Nem querem distinguir quem são os responsáveis pelos acontecimentos. Pudera, sacode-se a água do capote. Foi na Luz, são os benfiquistas os maus da fita mesmo que ninguém veja, ninguém escreva!
Todos os incidentes ocorridos neste túnel contaram com a presença dos senhores do clube associado à corrupção desportiva em Portugal, seja nesta época, seja noutras, excepto os pseudo incidentes ocorridos no Benfica-Nacional dos 6-1 que ninguém viu, ninguém se referiu a eles nos seus relatórios, sejam eles, árbitro ou delegado da Liga, só um tal Rúben Micael viu. Viu, diz que viu, mas não se queixou a ninguém na altura. No mínimo é estranho! Só depois de contratado pelos especialistas em actuar em túneis, é que finalmente veio dizer o que viu ou sentiu. Como se fossemos todos anjinhos para acreditar na sua versão de rapazinho púdico.
Rui Costa, cidadão impoluto, pelo menos os factos o provam, desatou a dizer-lhe palavrões porque lhe apeteceu e o treinador Jesus espetou-lhe com dois dedos nas "ventas" também porque lhe apeteceu e pronto, sem o rapazinho ter dito ou feito nada. Uns provocadores estes benfiquistas, só para ver se ele reagia! Se por acaso alguma razão tinha, perdeu-a ao vir só agora contá-la.
Neste “amaldiçoado” túnel existem câmaras que estão sempre ligadas e que mostram as imagens de tudo o que lá se passa.
Mostram jogadores aos “coices” à manga, mostram jogadores à espera sabe-se lá de quê, mostram ainda jogadores atrás de stewards, só porque estes estão ali para manter a ordem. Será que eles é que têm de receber ordens dos jogadores? É o que eles querem fazer crer!
Queixam-se de terem sido provocados pelos seguranças a mando do dono do túnel, mas a empresa de segurança vem desmentir com todas as letras os delegados da Liga, que procuravam assim um alibi para atenuar os pesados castigos em que os atletas do kung-fu incorrem, para além de que os relatórios dos árbitros nada referem sobre provocações. Veremos até onde vai a desfaçatez destes senhores!
Os outros três que também quiseram experimentar se tinham queda para o boxe, tiveram mais sorte, vendo-se a salvo (pelo menos para já) da justiça desportiva graças à salvadora Lei 39/2009.
Menos sorte teve Cardozo, pois já não pode servir-se das imagens de vídeo para provar a sua inocência no túnel de Braga. Jorge de Sousa, o ex-Super Dragão, viu o que mais ninguém viu e pronto, fora com ele que anda a marcar muitos golos. O seu auxiliar assistiu à batatada mas nada viu, só que foi tramado pelas câmaras da TV. Ficou mal na fotografia mas isso é de somenos porque já ninguém tem vergonha na cara na arbitragem portuguesa, o que interessa é agradar a quem manda e receber o seu.
No entanto, o Benfica anda a ser levado ao colo pelos árbitros. Pois claro, está à vista!
Vivemos num país de brandos costumes, onde tudo pode ser branqueado, mesmo com escutas vergonhosas que deviam fazer corar os intervenientes e imagens claras que não deixam dúvidas a ninguém.
E ninguém, à excepção dos lesados se incomoda. No entanto, reclamam de golos anulados mas não reclamam de golos marcados com a mão!
4 comentários:
Caro Manuel Oliveira
ontem passei pelo programa Dia seguinte, raramente o faço mas de cez em quando a curiosidade é mais forte e lá vou eu para aquele canal,e no preciso momento em que lá entrei estava o Guilherme Aguiar esse ser asqueroso a dizer que as imagens do tunel eram montagens!!!!! inacreditável e o pior é que ele acredita no que diz,os jogadores do porto que fizeram os disturbios, não estavam lá, foram colocados por gente habilidosa, fiquei de tal modo enjoada que tive de mudar de canal
enfim eles tremem andam apavorados
Saudações
..
Cara Margarida, essa é incrível! Que falta de vergonha na cara e quer esse sr. ser presidente da Liga. Temos de fazer tudo para impedir isso senão nada muda, pelo contrário será pior!
Abraço benfiquista.
Crónica de opinião excelente, caro Manuel.
Como disse, temos que estar sempre em cima deles.
São porcos e asquerosos. Andam na lama e depois nem se envergonham disso.
Mas não admira. Pingos de vergonha que fossem, nem isso sabem o que é.
Um abraço
Obrigado, caro Gil!
Continuamos na nossa luta contra a corrupção.
Abraço.
Enviar um comentário