As transmissões e as audiências televisivas dos jogos de futebol em geral e do Benfica em especial continuam na ordem do dia.
O Benfica participou em 12 dos 15 jogos (entre clubes) com mais telespectadores ao longo da temporada, enquanto o FC Porto esteve envolvido em 12 dos 33 jogos (entre clubes) incluídos no ranking. Repararam na pequena diferença?
O Benfica está mal, as audiências caem, senão vejamos.
As transmissões televisivas de jogos de futebol da temporada de 2010/11 estão a registar valores de audiência média muito inferiores aos de 2009/10. Apenas três encontros atingiram por enquanto a marca dos 15% de rating (correspondente a cerca de 1,42 milhões de telespectadores): Noruega-Portugal (16,4%), Benfica-Hapoel (15,9%) e Benfica-FC Porto (15,9%).
De acordo com os dados da MediaMonitor, do Grupo Marktest, o jogo de Oslo teve uma audiência média de 1,55 milhões, enquanto a estreia do Benfica na Champions e a transmissão da Supertaça, no dia 7 de Agosto, foram acompanhadas por cerca de 1,5 milhões de telespectadores. O Benfica-FC Porto teve uma audiência muito superior à da Supertaça de 2009 (FC Porto-Paços de Ferreira, 13,3% de rating), mas ficou longe de outro recente Benfica-FC Porto: a final da Taça da Liga, disputada a 21 de Março passado, teve um impressionante rating de 25,4% e mais de 2,4 milhões de espectadores.
A final da Carlsberg Cup de 2010 registou, inclusive, a maior audiência televisiva da época de 2009/10 entre todos os jogos que não envolveram selecções nacionais.
A lista dos 48 jogos de futebol da época passada com maiores audiências em Portugal é dominada por 15 encontros entre selecções (12 jogos de Portugal, mais o Brasil-Coreia do Norte e uma meia-final e a final do Mundial). O decisivo Bósnia-Portugal, de qualificação para a fase final do Mundial, curiosamente foi o jogo de futebol com maior audiência televisiva no País em 2009/10, com um rating de 29,4%. No segundo lugar do ranking ficou o Espanha-Portugal do dia 29 de Junho, com um rating de 29,1% e um share de quase 76%. Outra curiosidade: em Espanha, este encontro teve naturalmente mais telespectadores (cerca de 12,6 milhões), mas um share (71,2%) inferior ao registado em Portugal.
Este Top-48 inclui mais de três dezenas de partidas que envolvem clubes nacionais, com destaque para o Benfica, que participou em 12 dos 15 jogos (entre clubes) com mais telespectadores ao longo da temporada. O FC Porto esteve envolvido em 12 dos 33 jogos (entre clubes) incluídos no ranking. A lista não inclui a final da Taça de Portugal: o FC Porto-Chaves teve menos de 900 mil telespectadores, com um rating de 9,4%. O jogo do Sporting com maior audiência televisiva foi o Sporting-Benfica da meia-final da Carlsberg Cup, com quase 2,1 milhões de espectadores (rating: 22,2%).
Apesar do mediatismo de José Mourinho, a final da Liga dos Campeões (Bayern-Inter, 22 de Maio) registou um rating de apenas 12,5%, ou seja, menos de 1,2 milhões de telespectadores. A final da Champions não se integra no ranking e nem sequer foi o jogo do Inter com maior audiência em Portugal: tanto o Barcelona-Inter (15,6%) como o Chelsea-Inter (14,1%) alcançaram ratings superiores. A final Bayern-Inter, curiosamente, teve um share de 47,2% em Portugal - um valor superior aos shares que a mesma transmissão televisiva registou nos mercados dos dois clubes finalistas (Itália: 44,3%; Alemanha: 41,4%).
Quem quiser ver o ranking e saber onde foi publicado este artigo, clique nos links do post.
O meu obrigado ao leitor "m" que me alertou para estes dados.
6 comentários:
Clubes grandes, de enormes torcidas, isto influi também no lado televisivo da questão.
Abraços!
www.blogfutebolnaveia.blogspot.com
td gira em torno de uma boa audiencia televisiva
Isto sim, é importante. São estes números que devem ser esfregados nas trombas daqueles que se queixam do Benfica, e trabalham na sombra contra o Benfica.
Este ano querem esvaziar o balão, para diminuir a força do Benfica, que irá mostrar números obrigatoriamente mais baixos. Do que se esquecem é que os números dos outros clubes serão, também eles, mais baixos. Todos perdem. Lol. Imbecis!
Por tudo isto é que os direitos televisivos tem de ser vendidos por pelo menos uns 40m. se estivessem fora da sportv, acredito que o Benfica conseguisse em pay per view, uma assistência média de 500 mil espectadores (estimativa por baixo), e a 5 euros cada um dos 15 jogos daria 37.5 Milhões de euros. ainda se poderia acrescentar a publicidade, venda de direitos para o mundo e outros benefícios. portanto têm mesmo de abrir o cordão à bolsa!
e a liga que não pense na ideia que andaram a sugerir de eles controlarem os direitos televisivos de todos os clubes porque prefiro ver o Benfica a criar uma outra liga do que permitir mais sacanas a mamar!
Excelente informção, caro Manuel.
É NISTO QUE VAMOS VER SE TEMOS TOMATES, PARA ENFRENTAR O GRANDE PODER.
É impressão minha ou o contracto que o Benfica fez com a Sic,(no tempo V.A.)era muito melhor que o da Olivedosporcos?
Obrigado pelos comentários, caros amigos.
O Benfica merece o dobro do valor pago aos outros.
Abraço.
Enviar um comentário