O autor desta crónica nem sempre tem sido simpático para o Benfica, apesar de ser conotado como benfiquista. Porém, nesta crónica, diz coisas que não estamos habituados a ouvir na nossa pobre imprensa desportiva. Por isso aconselho quem ainda não leu, a ler.
(Os sublinhados são meus)
O ano está quase pronto a dar entrada nos arquivos como o do regresso do Benfica à linha do sucesso, com toda a pompa, mas são legítimas as dúvidas sobre a circunstância e inúmeros os que observam o trajeto da equipa de Jorge Jesus como um fenómeno conjuntural, bastante facilitado pela fragilidade psicológica dos protagonistas envolvidos nos julgamentos, judiciais, desportivos e populares, do processo conhecido pelo absurdo nome de "Apito Dourado".
O penálti que abriu caminho ao triunfo da União de Leiria na Figueira da Foz é um daqueles lances emblemáticos, a levantar a ponta do véu. As equipas de Bartolomeu e Pinto da Costa somam 12 penáltis em 14 jornadas, ou seja, um terço (33%) do total da 1.ª Liga. Um "must"!
Assistimos a um regresso às origens, com o grupo dos figurões a voltar pelos "bons" motivos à primeira linha das notícias, faltando apenas no ramalhete o abandonado "compagnon de route" do Boavista. Os sinais de impunidade que os arquivamentos sucessivos foram passando, ao mesmo tempo que a Liga se reposicionava internamente, elegendo para líder uma figura "acima de toda a suspeita", foram chancelados em particular pelo Benfica, inebriado pelos vapores do sucesso, sem dar conta de quão efémero ele era.
Dentro das quatro linhas, viveu-se o paralelismo simbólico dessa grande operação de retoma, com a reorganização desportiva do FC Porto, em contraste com o relaxamento e descuido dos recentes campeões. A entrada firme na nova época foi fundamental e remeteu para um procedimento clássico e comum na maioria dos títulos dos últimos 30 anos, assegurados normalmente nas primeiras dez jornadas com intervenções cirúrgicas nos próprios jogos e nos dos adversários.
Afinal 2010 não será o ano da águia e pode vir a ser visto mais tarde como um insignificante incidente do longo percurso dessa força descomunal que o líder natural descrevia ontem de modo muito honesto: "depois, a jornada acaba sempre com uma vitória nossa".
A estabilidade de todo este processo, incluindo os intervalos para recarga de energias após o esgotamento dos treinadores que não conseguem sobreviver a mais de dois anos de sucesso, é garantida pela fragilidade psicológica e operacional dos adversários, com o Sporting, enfeitiçado primeiro e desvitalizado depois por uma associação perversa com um adversário que lhe era inferior, e com o Benfica, sempre inebriado com a grandeza e as glórias do passado.
Os últimos três meses foram horríveis para o Benfica, descendo das nuvens em círculos estonteantes, como uma águia Vitória a baixar do 3.º Anel, voo sobre voo, até à aterragem final. Todos os altos voos caíram por terra: a regeneração desportiva, o controlo da vontade dos adeptos, a Liga dos Campeões, a liderança dos clubes "bons", a luta absurda com a tutela governamental e, provavelmente, a revolução da discussão dos direitos televisivos. Depois de um quadro favorável que lhe permitia sentar-se no lugar do condutor, o Benfica constata em poucos meses que não consegue catalisar vontades e que eventuais apoios externos vacilam perante a notória retomada dos poderes instituídos. 2010 não terá então passado de um período sabático do líder natural.
8 comentários:
Férias tambem nas postagens, até regressarem os jogos claro.
Bom Natal amigo Manuel.
Pois infelizmente é o nosso futebol, onde toda agente sabe o que se passa e nada se faz.
Uns por medo, outros porque convêm continuar assim.
Eles estão a morrer, agora interessa saber se já andam a minar para deixa cá minas ou a corrupção acaba com eles.
Não estou a ver conseguirmos acabar com isto, eu não vou desistir, agora que custa custa...
Ninguém me tira da cabeça que Jorge Costa, vai para os quadros dos corruptos. É essa a geração que eles querem meter a mandar, quando morrerem:
Domingos, Costinha, Jorge Costa, Rui Moreira
Saudações
Julgo ser uma crónica no record do Joaquim Querido Manha.
Li e julgo que ela diz tudo sobre a classificção actual da Liga.
Amigo Manuel vais-me desculpar mas esse tipo (joão manha) não passa de um crápula amestrado!
Os comentários que faz em directo aos nossos jogos comparados com os que faz quando são as osgas ou os corruptos, diz bem da sua estatura moral!
Que raio de moral tem esse quadrupede para falar assim?
Porque não denuncuia em directo as tropelias a que fomos sendo sujeitos?
Porque não denuncia ele os casos em que os corruptos são escandalosamente beneficiados?
Ladra ao Leiria (como bem sabes já denunciei essa situação há muito tempo) e porque não ladra aos corruptos?
Acordou agora? em que raio de país tem estado?
Abraços
amigo Manuel, até me custa acreditar...
mas tens razão, vale a pena ler.
Espero que o gajo na tbi, tenha a mesma isenção.
um abraço e boas festas
não sei se vou para fora!
O blog "David Luiz" deseja a todos os visitantes e seguidores um grande natal, cheio de tudo o que de melhor pode haver nesta época.
Paz, saúde e acima de tudo muito amor!
Façam deste Natal , um Natal especial!
A gerência:
www.david--luiz.blogspot.com
Como o ano está a acabar, o Império Futebolístico decidiu fazer uma especie de retrospectiva do ano de 2010, fazendo para isso uma selecção dos 10 momentos mais marcantes deste ano que está a findar.
Comente e faça as suas escolhas sff.
Abraços
Amigo Génio, também te desejo um BOM NATAL.
Vai aparecendo sempre que possas!
Amigo Mar de Chamas, é isso. Todos sabem o que se passa mas ninguém faz nada para acabar com a corrupção.
Amigo Jotas, é do João Querido Manha a crónica. Está nos marcadores a referência ao autor e jornal.
Amigo Guachos, realmente ele por norma não é pró-Benfica por isso disse que esta valia a pena ler porque diz umas verdades. Verdades essas que estranhamente, ou não, depois das fracas exibições portistas nos últimos tempos, vários cronistas têm vindo a denunciar.
Amigo Master, também espero. Fica atento!
Cara Maria João, obrigado pela visita e também lhe desejo um FELIZ NATAL.
Caro Miguel, tenciono passar por lá e votar!
Abraços.
Enviar um comentário