Definitivamente Rui Moreira (RM) um dos escribas oficiosos portistas tem a mente povoada de fantasmas encarnados até porque estamos em pré-época natalícia. É evidente que nalguns sítios (como ainda ontem à noite aconteceu no Dragão Caixa) a tradição já não é o que era porque o Pai-Natal vestiu-se de azul, não fosse porventura algum adepto azul e branco mais fanático confundi-lo com algum benfiquista infiltrado e agredi-lo com alguma bola de golfe...
As mentalidades regionalistas têm destas coisas; confundem uma região, ou se quisermos ser mais restrictivos, uma cidade parcial com o todo nacional, e socorrem-se da verdade oficiosa do jornal porta-voz do FCPorto e do Senhor Azia para virem debitar aleivosias sobre arbitragens, numa tentativa evidente de virar o rumo dos acontecimentos a seu favor. Os comentários marginais são supérfluos, revelam falta de imaginação e insistem em temas tão velhos, como os beneficios arbitrais do FCPorto ou a própria crise estrutural do País.
Não desejaríamos repetir-nos mas RM como não consegue controlar-se e encontrar outro tema mais interessante (mesmo com o Natal no horizonte), e bate sempre na mesma tecla – o Benfica e LFV, somos forçados a lembrar-lhe alguns factos:
1. Os oito pontos que o FCPorto tem de vantagem neste momento, derivam única e exclusivamente do facto dos portistas terem sido beneficiados pelas arbitragens e o Benfica prejudicado. Isto de uma forma que não deixa dúvidas a qualquer observador independente. Se assim não fosse, as equipas encontravam-se ao fim da 13ª jornada em igualdade pontual;
2. A produção e as exibições de uma e outra equipa têm sido claramente favoráveis ao FCPorto. Sobre isso nenhuma dúvida. Mas as coisas não acontecem por acaso. Como todos sabemos, existem factores de extrema importância que condicionam o rendimento de uma equipa de futebol ou de qualquer outra modalidade.
Quando uma equipa começa a ganhar e depois é beneficiada pelas arbitragens, a força anímica que daí resulta permite passar a encarar os jogos com muito maior tranquilidade, o que lhe permite alcançar exibições e resultados muito mais positivos. É o que tem acontecido com o FCPorto reeditando velhas estórias do passado.
Se pelo contrário uma equipa começa a perder, e ainda por cima em casa com um adversário que nem sequer é do seu campeonato devido a vários erros de arbitragem, então sucede precisamente o contrário. A confiança cai a pique, os jogadores, os sócios e simpatizantes descrêem e a equipa deixa de render o que está ao seu alcance. Se a isso juntarmos novo ataque cirúrgico logo a seguir, não há estratégia que resista perante a diferença pontual que rapidamente se avolumou.
Tudo o resto são incursões em terrenos que RM não sabe, não conhece, e mais valia que tivesse o bom senso de não o fazer porque assim corre o risco de vir a cair no ridículo das suas contradições. É evidente que convem desviar o foco do Dragão para tentar garantir a necessária tranquilidade, sendo crível que mantendo os holofotes sobre a Luz julga contribuir para a continuação da saga. Está redondamente enganado porque os benfiquistas já conhecem esses estafados argumentos. Até a mãozinha que subtilmente estende a todos aqueles que dizendo que são do Benfica, estão sempre contra desde que não estejam no poder.
Mas voltamos a lembrar RM que no Benfica (mesmo quando se ganha) não há unanimismo. É a nossa secular tradição democrática, ao contrário do que se passa no grémio das Antas onde o seu presidente existe, pensa, decide e faz aplicar, perante o séquito de fiéis que se perfila e cumpre cegamente as directrizes emanadas, e depois ainda vem louvá-las publicamente. São diferentes maneiras de estar na vida e no desporto, mas compreende-se que num clube regional seja mais fácil...
As declarações do treinador e o director-desportivo do Sporting sobre prendas de Natal a que se seguiu uma réplica do ‘papagaio’ do Dragão, parece terem de alguma forma preocupado as altas esferas portistas, porque poderá haver o risco do clube leonino fugir ao seu controlo e às relações amistosas que convem ao FCPorto manter, mesmo que isso implique a falta de urbanidade, de civismo e de educação do seu presidente ao deixar de mão estendida o seu homólogo leonino e glosar o tema em privado.
Disso mesmo deram conta alguns apaniguados portistas e agora RM, até porque também o tenebroso Dias da Cunha veio a terreiro cruzar o seu discurso e JEBettencourt manteve o silêncio (nem sequer convocou de urgência o Conselho Leonino) e, contrariamente ao que tinha feito com a Juve Leo, não chamou à pedra aqueles dois empregados que se atreveram publicamente a denunciar o que parece óbvio a toda a gente.
Como será no dia em que se aplicará a máxima do quem quer bolota trepa... mas sózinho?
PS. Ah, com tudo isto RM ainda falou nos mind-games de Villas-Boas (cuidado com as imitações baratas) e de James (não ficaria melhor Jim ou Jimmy?) Rodriguez. Parece um rapaz com futuro, ou não tivesse sido descoberto pelos olheiros do Benfica. Já o outro Rodriguez, roubado da Luz e principescamente pago, parece ter caído em desgraça, o que revela que nem sempre o crime compensa...
Nós não somos rancorosos, mas não somos parvos...
Nós não somos rancorosos, mas não somos parvos...
Parabéns Anti-Benfica por mais esta excelente resposta ao comerciante Moreira, uma vez que já não temos um RAP a fazê-lo.
6 comentários:
O que está acontecendo na Terrinha?
Abração e hoje tem entrevista exclusiva com blogueiro do GLOBOESPORTE.COM no POR FORA DO GRAAMDO e Sobe e desce semanal no Futebol Rio-SP,
Luís - @luisfbarreiros
http://twixar.com/TtNw - LINK DO SOBE E DESCE SEMANAL
porforadogramado.blogspot.com - BLOG PESSOAL
Grande texto, sim senhor...
Abraço e Boas Festas a Todos
Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera
Bimbosfera.blogspot.com
Obrigado amigos Luís e Márcio, pelos comentários.
Abraços.
Post que merece destaque.
cumprimentos amigo Manuel
Caro manuel tem aqui um belo blog sobre o nosso glorioso.
Queria saber se era possivel fazer uma troca de links e tornar-nos seguidores um do outro responda no meu blog
http://infernobenfiquista.blogspot.com/
abraços
Ricardo, já retribuí a visita e passei a seguir o Inferno Benfiquista.
Também coloquei o link em Parceiros Gloriosos.
Abraço.
Enviar um comentário