A arbitragem hoje está em foco. Quando me refiro a hoje, é hoje mesmo e não à actualidade. Porquê? Porque se realizou hoje uma reunião do Comité de Arbitragem da Associação Europeia das Ligas Profissionais de Futebol e no final da mesma, Vítor Pereira presidente da CA da LPFP disse que admitia a hipótese de árbitros estrangeiros apitarem jogos da Liga Sagres.
Benvindos, digo eu, mas com uma condição, a de ninguém saber antecipadamente quem seria! Acabava-se com a suspeição e talvez se repusesse a verdade desportiva que para mim está acima de tudo. Mesmo das vitórias do meu clube. Já deviam ter vindo ontem!
Lanço o desafio aos leitores deste blogue para manifestarem a sua opinião sobre esta ideia.
As cadeias alimentares no futebol
Há 27 minutos
8 comentários:
Magnifico, era simplesmente parte da solução deste jogo de interesses e bastidores que é o futebol português. Na minha opinião era muito bom, mas infelizmente e devido a "forças maiores" já sabemos qual será o resultado.
Saudações BENFIQUISTAS
E, no entanto, o Benfica é que é o beneficiado segundo os anti.
Infelizmente, temos de consderar isso uma boa notícia, mas não deveria ser assim.
Optima noticia! Ha clubes que estao habituados a arbitros estrangeiros com o qual se deram optimamente no presente seculo.
Saudaçoes
Caro NC, se pensa assim, então óptimo. Seria bom para todos e acabavam-se as suspeições!
Abraço.
Caro Manuel Oliveira,totalmente de acordo!
Abraços
Nuno Costa
E se eu for contra? Serei mau Benfiquista? Acho que não é por aí, pelo menos de forma efectiva, que se resolveriam os problemas.
Acho que uma «liga europeia de árbitros» seria uma boa solução para os problemas internos, mas seria sempre mais do mesmo um nível acima, ou seja, clubes maiores beneficiariam de influências de outro nível, ou melhor, fariam influências de outro nível, clubes grandes, para continuarem grandes.
Pequenos, como somos, de forma europeia seria pior...
Um ou outro para um ou outro árbitro seria, eventualmente, um penso rápido, sobretudo se o ambiente andar escaldantes como anda hoje em dia, mas depois seria como? Um Paços x Académica, um Setúbal x Belenenses, sei lá, estou a mandar ao ar, a jogarem na última para não descerem, pediam um árbitro estrangeiro porque não queriam ser apitados por um português? Eu não quero, nunca, ser apitado pelos que lá andam, e não posso pedir sempre um de fora.
Creio que o problema não passa por aqui, aliás, para mim o problema é que há, simplesmente, árbitros. São mais justos os miúdos a jogar à bola na rua uns contra os outros do que os jogos apitados por árbitros semi ou totalmente profissionais.
Para mim passa, de uma vez por todas, por introduzir medidas tecnológicas efectivas que ajudem a esclarecer, o mais rapidamente possível no jogo, algo que é duvidoso. Sei que não querem que seja tudo, mas se as câmaras nos dão os replays é porque há câmaras no estádio. Ai e tal, não há dinheiro para todos... Não há? Há, há... Impõe-se a todos os clubes que estão na primeira e que sobem a implantação de x câmaras específicas no licenciamento para a nova época. Depois, nos jogos televisionados acrescentam-se as da emissão, mas essas disponíveis e com sinal integral, sem frames como a do Braga, no túnel. Para 2 horas de jogo há cassetes, se não quiserem ir para o digital, que gravam até 4 horas e se gravarem em LP dão até 8. Chega e sobra. Se forem para o digital nem se põe o problema. No fim do dia DVD ou Blu-ray com as imagens. No dia, cada câmara ligada a uma rede e com um computador a controlar estilo reggie e vê-se o que se quer.
Porra, o MEO e outros serviços desses já dão para andar para trás e ver-se algo na emissão mais atrás, querem-nos fazer passar por parvos? Fica mais caro 10 câmaras por estádio a custo do clube ou mais 2 árbitros por jogo, a não sei quantas centenas de contos por jogo para a equipa de arbitragem semanalmente?
Querem é que tudo continue na mesma.
Quanto ao sorteio e à nomeação têm ambas pontos a favor e contra. Quanto a ser «segredo» o nomeado, não concordo, pois para nós, público, sim, era segredo, mas como temos visto nas escutas douradas, quem tem que saber quem é quem já o sabia há muito tempo, até porque há situações de não poderem apitar mais do que x jogos para cada equipa...
Bem, resumindo, sou contra, ponham de uma vez por todas câmaras onde tem que ser, dêem aos apitadores a responsabilidade mínima, ao que tem que ser mesmo com eles, o jogo é de jogadores, não é de apitadores. Acabe-se com a corja de apitadores e acaba-se com a mentira desportiva!
Abraço
Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera
http://Bimbosfera.blogspot.com
P.s.- Manuel, e restantes, desculpem lá o tamanho!!! Abraço!
Márcio, que é isso, não precisas de pedir desculpas. Deita tudo para fora! Eu também sou a favor da introdução de meios informáticos no futebol, a bem da verdade desportiva.
Grande abraço.
Enviar um comentário