Fomos de certo modo surpreendidos com a notícia do jantar a três, Fernando Gomes, candidato à presidência da Liga, Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica e José Eduardo Bettencourt, presidente do Sporting.
L.F. Vieira já mostrou, especialmente nos últimos tempos tem sido bem evidente, que defende o Benfica.
O que tem prometido, tem feito. Também sabemos que não é nenhum "anjinho" que se deixe "comer", então vamos dar-lhe o benefício da dúvida.
Eu, como todos os benfiquistas estamos de pé atrás com a candidatura de Fernando Gomes, atendendo ao seu clubismo.
O Porto demarcou-se há algum tempo destas eleições para a Liga, afirmando no seu site que não ia apoiar nenhum candidato, embora depois o seu presidente tenha elogiado Rui Alves, presidente do Nacional, outro dos candidatos. Se isso era lançar poeira para os nossos olhos, é possível, atendendo à sua forma de agir e ao que tem feito no passado, precisamente o contrário daquilo que diz.
Fernando Gomes tem dito que o seu projecto é o de tornar cada vez mais o futebol num negócio e revelou a intenção de criar um Conselho Estratégico, órgão consultivo que reunirá os 32 presidentes dos clubes e ainda a profissionalização da organização, nomeadamente naquilo que diz respeito ao cargo de presidente. Garantiu ainda uma alteração dos regulamentos, nomeadamente na disciplina e arbitragem.
Fazendo fé nas declarações de Vieira à saída do jantar, o Benfica (e também o Sporting) vão apoiar F. Gomes. Pelo que tem sido tornado público a sua vitória é quase certa.
Espero saibam o que estão a fazer.
Sobre a manutenção da Arbitragem e Disciplina na Liga, isso acontecerá até à adequação dos estatutos da FPF ao novo Regime Jurídico. Lembro que a FPF está numa situação irregular perante o Governo.
7 comentários:
Meu caro...
A liga vai com o tempo passar a ser cada vez menos interventiva nas áreas mais polémicas que são a arbitragem e a disciplina.
Essa guerra é na FPF, por isso a Liga é mais executiva mais organizadora. Se pensares no papel do Hermínio, o Fernando Gomes tem um perfil semelhante.
Acredito que Vieira já segurou certos dossiés para si e para pessoas perto do BEnfica. Pelo que me foi dito, há movimentações para que as negociações televisivas não sejam só do Benfica mas também com outros clubes.
Por tudo o que já fez pelo Benfica, dou o benefício da dúvida a Vieira... é provável que ele esteja a fazer algo que só daqui a uns anos consigámos perceber. O tempo dirá o que se vai passar.
Mas uma coisa é certa... hoje o BEnfica é o clube que tem a faca e o queijo na mão.
Hoje, ao ler os jornais fiquei envergonhado. O Presidente do meu Clube, o tal que pugna pelos valores, o tal que quer a verdade desportiva, deu apoio a um dos fazedores do sistema da fruta, café com leite, viagens ao Brasil, etc, a fim de que o mesmo passe a ser o próximo Presidente da Liga.
É mau de mais para ser verdade. Por acaso Presidente Vieira, este individuo não foi um dos tais que foi apanhado nas escutas com a boca na botija? Por acaso já pensou que esta é uma jogada do Pinto da Bosta, e que este se deve estar a rir?
Já me bastou ver o Presidente Vieira aos abraços com um dos capos, na nossa Tribuna Presidencial, do sistema ( o Oliveira da SportoTV ); já me bastou ouvir uma entrevista sua há uns anos na TSF, quando era o gestor do futebol, a professar as qualidades do Pinto da Bosta e a elogiar o seu entrevistador António Tavares Teles !!!!
Não obstante nos ir dar a alegria ( que é mais mérito de JJ e dos jogadores ) de irmos ganhar mais um Campeonato, o Presidente Vieira não tem o direito de envergonhar, com esta tomada de decisão, os Benfiquistas, sem que os consulte previamente sobre este assunto.
O Benfica é dos seus sócios, e ao apoiar esta candidatura o Presidente Vieira está a pactuar com tudo aquilo, que os sócios do Benfica vêm há muitos anos combatendo. Os Benfiquistas até lhe perdoam a sua desastrosa política desportiva dos últimos anos, excepto este, mas não lhe perdoarão futuros prejuízos que esta nova aliança pode trazer. E neste momento, o Presidente Vieira perdeu a moral para falar sobre a verdade e ética desportiva.
Foi a pergunta que fiz quando li a noticia..
De facto não sei se é o melhor candidato, e não consigo perceber o porquê deste apoio a um "portista".
Bom post,
Continuação de bom trabaho,
cumprimentos
Paulo Silva
http://portuguesesnoestrangeiro.wordpress.com/
Atenção aos zunzuns que se ouvem por aí de que a Liga pretende chamar a si a responsabilidade de negociar os direitos televisivos da competição como um bolo único. E é fácil de perceber o que isso representaria para o Benfica...
Éter, continuo a achar que LFV não é burro. Se o Benfica sabe o que esses direitos podem valer no futuro, concerteza salvaguardou essa questão. A renegociação pode ser com vista ao curto prazo, sem prejudicar a de 2013.
Boas, de volta após uns dias sem tempo para nada mais que um postzinho diário no meu Bimbosfera.
Em relação ao post em si, e antes de ler os comentários já existentes, devo dizer isto, «mantém os teus amigos próximos e os teus inimigos AINDA MAIS próximos». Será isto que Vieira pretende? Nesse jantar juntou dois, pois parece que as relações pessoais com JEB são boas, mas são rivais no campo, e as relações pessoais com FG são más, mas, institucionalmente são boas. Se essa for a intenção, manter FG perto, estou de acordo. Agora, não gostei, ao ler n'A BOLA, creio, que «agora já se pode dedicar a ganhar só no campo». Não vi se tinha a ver directamente com isto, creio que era só por causa do empréstimo obrigacionista, mas soa mal, e pode ser interpretado, como no passado, outras tiradas dele, quando disse que valia mais ter lá gente na Liga, numa alusão ao que fez PC durante muitos anos, e que agora pode parecer o corolário deste título, que não é, de todo, reflexo do que se passou na Liga e sim no campo! Melhor ataque, defesa, vitórias, etc, etc.
Agora sobre os comentários, o primeiro concordo, ou seja, benefício da dúvida, com o segundo, do anónimo, lamento, mas como disse atrás não concordo e já expliquei porquê. Apesar de tudo, do que ouvi nas escutas, FG é apanhado a mandar pagar coisas do Porto e PC, bilhetes a «meninas» e afins, não a fazer nada de grave em si. Para mais, com as mudanças de poder para a FPF, arbitragem, afins, admito que PC não tenha grande interesse na Liga e que até possa estar chateado com FG por este ter saído do FCP. Vieira tem um passado, como todos temos, se bem que o dele é ligado a PC. Ele não vai largar o passado todo por causa do futebol, por isso há que dar tempo ao tempo para fazer o que está a fazer. Vamos ver.
Quanto ao resto, é bem possível que Vieira veja que a UNIÃO FAZ A FORÇA e lutar com a força da Liga, nos direitos televisivos, é diferente de lutar sózinho...
Abraço
Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera
http://Bimbosfera.blogspot.com
Simplesmente...coço no nariz e ...desconfio.
O todo podoroso da área financeira do FC Porto, sai do clube regional, candidáta-se à Liga, colhe apoios dos rivais e de Pinto da Costa um virar de costas a assobiar para o lado..
dá mesmo para desconfiar, não esquecer que PC é raposa velha ....
Ver para crer....
Enviar um comentário