A Copa Santander Libertadores da América é a competição continental americana de futebol que é semelhante à Liga dos Campeões na Europa. Esta é a 50ª edição!
Não vou colocar o Regulamento completo pois ele pode ser visto aqui.
Apenas algumas pequenas nuances em relação ao da época passada e também uma curiosidade.
(Sede da CONMEBOL - Confederação Sul-Americana de Futebol, sita no Paraguai)
Distribuição das equipas e critérios de classificação
Nas últimas edições as equipas foram divididas em 8 grupos, com 4 equipas cada, sendo apurados os 2 primeiros de cada grupo.
Em relação ao ano passado, a divisão dos grupos será a mesma, porém somente o primeiro classificado de cada grupo se classificará.
As outras vagas serão atribuídas aos 6 melhores segundos classificados.
Esta alteração deve-se à desqualificação do Deportivo Gadalajara e do San Luís (ambos do México) por causa do surto de gripe suína que ocorreu no México. Para não penalizar esses clubes, a CONMEBOL colocou essas duas equipas directamente na 2ª fase da Libertadores.
Equipas do mesmo país poderão defrontar-se na final?
Sim, mas apenas quando não for possível evitar o confronto.
Exemplo: Caso haja uma meia-final entre dois clubes do mesmo país e outra equipa ainda do mesmo país na outra meia-final que se classifique.
Quando houver duas equipas do mesmo país nas meias-finais em chaves diferentes, obrigatoriamente serão reformulados os confrontos, fazendo com que as equipas do mesmo país se defrontem nas meias-finais.
Classificação para o Mundial de clubes da FIFA (curiosidade)
O campeão da Libertadores tem lugar garantido no Mundial de clubes da FIFA, desde que não seja mexicano. Se houver um vencedor mexicano, a vaga passa para o segundo classificado porque o campeonato que proporciona a uma equipa mexicana a participação no Mundial é o campeonato Mexicano, organizado pela CONCACAF.
Perguntar-se-à, então porque participam na Libertadores? Apenas por questões financeiras e de prestígio, não como forma de apuramento para o Mundial de Clubes.
2 comentários:
Boas! Ou seja, acaba por ser ainda um regulamento muito estranho. Já agora, da sua vivência no Brasil, lidando com isso da Libertadores mais de perto, o que lhe parece o facto de os clubes do mesmo país serem obrigados a jogar em caso de certos sorteios? Digo isto porque aqui há uns tempos estivemos numa de falar disso, presumo que seja até por isso que volta agora ao tema, e assim sendo, para eu perceber melhor, dê-nos lá a sua opinião sobre esse facto. Ou seja, por cá falamos que nunca se encontraram 2 equipas tugas nas provas europeias, e sou sincero, preferia apanha agora o Sporting na Liga Europa do que simplesmente não estarmos lá nem nós nem eles, e aí, o comum será, certamente, o raro não se encontrarem, pois em caso de só haver 2 eles colocam as mesmas no mesmo jogo... É estranho, e sinceramente desvirtua a palavra «sorteio»...
Fico à espera da resposta!
Abraço
Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera
http://Bimbosfera.blogspot.com
Márcio, coloquei este Regulamento (o link) e as considerações não só para os leitores perceberem como era, mas sobretudo porque te tinha prometido em tempos.
Se leres o Regulamento e as explicações com atenção vais perceber.
Enquanto na Europa as equipas do mesmo país só se podem encontrar a partir dos 4ºs de final, na Libertadores é quase o inverso, faz-se tudo para que se encontrem para evitar uma final entre duas equipas do mesmo país. Poderemos falar melhor depois.
Abraço.
Enviar um comentário