O Benfica passou por momentos difíceis principalmente na década de 90.
Atolado em dívidas, quase sem credibilidade e sem conseguir os resultados desportivos que o catapultassem para melhores dias, o Benfica ia definhando.
Bateu no fundo no mandato de Vale e Azevedo, o presidente de quem os benfiquistas nem se querem lembrar e que quase colocava o nome do clube na lama.
Mas, como grande clube universal que é, renasceu das cinzas.
O renascimento começou em Outubro de 2000 na presidência de Manuel Vilarinho (pós Vale e Azevedo) e com Luís Filipe Vieira na SAD, secundados claro por nomes a quem o Benfica muito deve, caso de Mário Dias por exemplo, o chamado "pai" da nova Luz. Continuou com L.F.Vieira já na presidência até aos dias de hoje.
Durante estes últimos 10 anos o Benfica começou por limpar o nome, pagando e renegociando as dívidas. Depois aos poucos e sem descurar a equipa de futebol foi construindo as bases para o que é hoje e será no futuro.
Nessas bases incluo a construção do Estádio com muitas dificuldades e graças ao grande empenho dos seus dirigentes, sobretudo Luís Filipe Vieira e Mário Dias. Não esqueço que foi um processo com avanços e recuos mas decidido quase à última hora pela construção do novo estádio. Em boa hora dirão todos os benfiquistas, mesmo aqueles que eram apoiantes da opção de remodelação do antigo.
Construíu depois o Centro de Estágio do Seixal, que veio a ser fundamental para o renascimento do clube nas categorias de formação.
Criou o seu próprio canal de televisão, canal esse pelo qual quase ninguém apostava nada e hoje, passado pouco mais de um ano, verifica-se que foi das melhores apostas do clube para conseguir a sua independência face a uma comunicação social minada.
Para além destas bases que considero as principais, tendo em vista o presente e o futuro, ainda criou uma Fundação que começa a dar frutos e a mostrar ao mundo que o Benfica não é apenas um clube desportivo.
Depois de alguns anos em que o futebol conseguindo embora conquistar alguns (embora poucos) títulos, surgiu esta época muito por culpa do actual treinador Jorge Jesus, temos de reconhecer, uma equipa à semelhança daquelas dos bons velhos tempos e com ela a galvanização dos adeptos.
Paralelamente ao futebol todas as principais modalidades lutam por títulos.
Nesta conjuntura o clube consegue, apesar do elevado passivo, parceiros para financiar os seus empreendimentos, casos do Fundo de Jogadores e agora o empréstimo obrigacionista de 40 milhões de euros que foi o que me levou a escrever este post.
Agora o futuro do Benfica é risonho, é preciso é que não caia de novo nas mãos de aventureiros, coisa que a actual direcção também vem tentando evitar ao proceder a alteração de estatutos. Estes anos de grande esforço e muito trabalho não podem ser deitados fora novamente.
5 comentários:
Resumo de uma história que há uma década se antevia negra e que ao invés de se conformar com o destino escorregadio em que caiu...criou objectivos, mobilizou a enorme massa adepta e ganhou a aposta no presente e com isso criou condições para olhar para o futuro com expectativas elevadas, ficando ao nivel do melhor que se pratica nesta europa do futebol....
Está claro que estou a falar do SL Benfica e de todos aqueles que um dia acreditaram que o gigante precisava de se erguer...
Excelente crónica, é sempre bom recordar o passado recente...
Exactamente, a grande prioridade e bem da era LFV, foi criar as bases necessárias, para que no futuro o Benfica possa ganhar muitas vezes, como ele disse quando Trapatoni nos deu o título: "Se calhar este título veio cedo demais" e tinha razão.
Agora, com as bases criadas e se não deixar-mos o futebol cair de novo em mãos corruptas, poderemos voltar a ser o Glorioso Benfica.
Nenhum outro clube em Portugal aguentaria um Damásio e um Vale e Azevedo sem se extinguir, o Benfica, pela sua dimensão e massa adepta, sobreviveu e renasceu.
O seu sinal de viatlidade é tanto que o empréstimo obrigacionista,em que a procura excedeu em 3,5 vezes a oferta.
Pois é, caro Manuel.
No convívio de Coimbra me expliquei.
Afazeres que se tornaram absorventes.
E o caro Manuel recebeu o meu e-mail?
Um abraço
Assim sim temos gente seríssima no seio das ÁGUIAS obrigado.
O nosso PRESIDENTE Sr. LUÍS FILIPE VIEIRA merece todo mas todo o RESPEITO de toda a nação BENFIQUISTAS mais merece ser elogiado sempre pela sua obra descomunal em servir o SPORT LISBOA E BENFICA deveríamos todos mas todos os BENFIQUISTAS saudar e agradecer o feito histórico de levantar um monstro adormecido de morte...
Por mim e já muito obrigado Sr. luís Filipe vieira por me ter voltado a fazer acreditar no meu GLORIOSO SPORT LISBOA E BENFICA ao mesmo tempo um clube do povo com milhões de portugueses e não só a sua volta, obrigado, obrigado, obrigado.
VIVA O SPORT LISBOA E BENFICA
PS: Desculpem ter alongado no texto, obrigado a todos e viva o BENFICA sempre Contra tudo e contra todos ...
Boas, de volta após uns dias sem tempo para nada mais que um postzinho diário no meu Bimbosfera.
Em relação ao post em si, quase nada a acrescentar. Longe vão os tempos em que foi do bolso, directo, dos sócios e adeptos que se construiu o Estádio da Luz, e agora, muito mais difícil, só a visão de alguns homens permitiu que o mesmo se concretizasse. Eu confio em Vieira.
Quanto ao amigo «J», que diz que se alongou no texto... Bem, nunca viu os meus posts cheios de convicção... Eheheh!
Abraço
Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera
http://Bimbosfera.blogspot.com
Enviar um comentário