Época 2015/16

Época 2015/16

As provocações, que tristeza

Como eu gostaria que o futebol português fosse diferente!
Já por diversas vezes me tenho referido neste blog a esse aspecto por isso não me podem acusar de não ter moral para pregar a moral.
No túnel da Luz, no jogo da 1ª volta, aconteceu o que todos sabem e com as consequências também conhecidas. Em vez de condenar os seus jogadores pelos actos praticados, pelo contrário tentaram branquear esses actos. Apesar de ter havido uma atenuação de pena justificada com provocações da parte de elementos da segurança que se encontravam no local, essa provocação nunca ficou provada. E talvez ainda se venham a saber mais detalhes pois esse caso ainda não foi decidido pela justiça civil.
Agora, no final do FC Porto-Benfica, quando Jorge Jesus saía da sala de imprensa, esse sim foi provocado por um funcionário dos portistas.
Talvez por conhecerem os hábitos da casa, julguem os outros iguais.
É incrível ao que se chegou. Até para ir à sala de imprensa Jorge Jesus teve de ir acompanhado por dois agentes da PSP.
Para onde caminha o futebol em Portugal com pessoas destas, sejam elas de que clube forem?

7 comentários:

Márcio Sousa disse...

Meu caro... concordo com tudo o que disse. No futebol não se deveria sequer discutir estes assuntos.
No entanto, parece-me que isto são respostas a coisas que aconteceram na primeira volta da no estádio da Luz.
Mas deixe-me recorda-lo que de facto, as provocação no túnel da luz existiram, ou acredita que haja alguém que agrida outro sem mais nem menos? (obviamente que isso não os desculpa da agressão).
O que o prova são as movimentações das câmaras pelos seguranças... ou já não se recorda? Pois é... nem sempre importa lembrar.
Outra questão que repudio, além dessa, é o total desrespeito por quem vai assistir ao espectáculo e "leva" com isso tudo em cima.
Tenho 30 anos e o único adepto que me lembro ter morrido em campo, aconteceu no dia 18 de Maio de 1996, quando um adepto do Sporting em pleno Estádio Nacional foi atingido por um "very-light" lançado por uma claque do Benfica, durante a final da Taça de Portugal. "Talvez por conhecerem os hábitos da casa, julguem os outros iguais."
Obviamente que nada justifica a violência. Nunca em caso algum. Mas quem tem telhados de vidro não atira pedras.
Contudo, ficava mais satisfeito que nada tivesse acontecido ontem. Assim mostrava-mos a maior altivez. Fico triste... confesso-lhe que fico. Porque se é importante saber perder, também o é saber ganhar.

Manuel Oliveira disse...

Caro Márcio, agradeço-lhe o comentário, sinceramente.
Bom, quanto às provocações veremos mais tarde se é mesmo assim.
É claro que essa história do very-light é triste, mas não terá sido um acidente? Se formos pensar assim, ontem o Quim foi atingido também. Por isso dispenso a sua ironia nesse caso! Todos têm telhados de vidro sim, mas quando vamos por um ponto final nisto?
O que se passou ontem foi demais e as autoridades são cúmplices, é isso que me irrita profundamente. Vir um Sub-Comandante da PSP mentir e deixar entrar bolas de golfe para o Estádio é grave!
Para finalizar, considero que o presidente do seu clube está a mais no futebol há muitos anos. Como justifica o silêncio da direcção do FCP perante tudo o que ocorreu?
Abraço e volte sempre!

Márcio Sousa disse...

Caro Manuel,
Como disse, repudio toda e qualquer acção de violência, no futebol (e não só). Até verbal... veja bem. No entanto sei que existem "más ovelhas" de parte a parte. O que me fez comentar foi o simples facto do Sr. insinuar que só os adeptos do FCP são assim. Bem sabe que não é verdade. Em todo o lado existem... infelizmente.
Só referi o "acidente" do "very-light" para o fazer pensar que não são apenas "hábitos da casa" do FCP coisas graves do futebol como o Manuel fazia querer.
Obviamente que as questões das bolas de golfe são graves. Não sei, não tenho e nem consigo justificar a falta de declarações do FCP sobre isso. Mas tem de haver declarações? Tudo que seja "extra-futebol" nem merece ser comentado.
Mas veja bem... nenhuma bola de golfe atingiu quem quer que fosse... pelo menos não eu não vi, corrija-me se estiver errado.
Agora... isqueiros, isso sim, vi atingir pessoas no último domingo.
O Manuel, como amante do futebol que faz parecer ser, já deve até ter visto telemóveis serem arremessados para o campo. Pelo menos eu já vi. Mas como conseguir impedir que esses objectos entrem em campo? Apenas com culturas diferentes. E este seu "post" a nada ajuda a que isso mude. O Manuel quer fazer querer que apenas os adeptos de um lado são maus. Isso sim, deve acabar. Deve haver compreensão de parte a parte.
Agora... que me diz ao acto do Luisão de atirar para a assistência objectos contra ele arremessados? E se atingia uma criança? (porque nem só selvagens vão ao estádio do dragão) Será que vai ser suspenso?
(obviamente que não peço isso, não sou tão fundamentalista assim, como muitos o são, de parte a parte, mas não me surpreendia que o Manuel pedisse isso se ao contrario fosse um jogador do FCP a faze-lo).

Em relação ao Sr. Pinto da Costa estar há muito tempo à frente do FCP, eu percebo porque acha isso. Nunca nenhum outro presidente ganhou tanto, nacional e internacionalmente quanto ele ganhou. Como adepto de um clube rival, eu percebo porque acha isso.

O que é preciso é saber perder. E saber ganhar também.
O grande problema, este ano principalmente, é que existem adeptos que não estão habituados a perder, outros não estão habituados a ganhar. Pense nisso!

Abraços cordiais.

N. Lopes disse...

[in D.N.]

Dirigentes azuis-e-brancos lançam críticas aos encarnados

A SAD dos azuis e brancos publicou esta tarde, um comunicado no site do clube onde afirma não concordar com as declarações de dirigentes benfiquistas sobre "temáticas como a segurança".

Os portistas lembram que situações como "a morte de um espectador no final da Taça de Portugal", "o ataque a uma equipa de hóquei em patins que deixou um atleta do Futebol Clube do Porto em coma" ou o "apoio por parte da direcção do Benfica a claques não legalizadas que semanalmente lançam petardos durante os jogos, são inadmissíveis e tiram qualquer credibilidade às possíveis declarações sobre a falta de segurança nos clássicos" e ainda o autocarro incendiado numa deslocação à Luz.

Outro aspecto relevante neste comunicado diz respeito à atitude de Luisão, no fim do ultimo clássico da liga. O central dos encarnados devolveu para a bancada um objecto atirado por um espectador e os azuis-e-brancos não o pouparam:"É fair- play ver um jogador lançar um objecto e cuspir para a bancada?".

A SAD do FC Porto aguarda "tranquilamente" os relatórios das forças policiais e dos responsáveis da Liga.

"Talvez por conhecerem os hábitos da casa, julguem os outros iguais."

Esta fase assenta-vos (benfiquistas) que nem uma luva!!!

N. Lopes disse...

Acidente? o caso do very-light?
Mais uma vez se prova como Vocês têm mesmo memória curta!!! Então o homem não foi condenado em tribunal? Foi condenado por homicídio e não por acidente. Inclusive foi condenado a pagar mais de 30mil contos à família da vitima... se bem me lembro.

Manuel Oliveira disse...

Começo por responder ao Sr. N.Lopes.
O caso do very-light, se percebeu assim percebeu mal, o que eu quis dizer, em resposta ao comentário do sr. Márcio foi que o "energúmeno" que o arremessou de certeza não queria matar, da mesma forma que quem arremessou ontem um petardo ao Quim também não o deveria querer matar mas apenas enervar e desconcentrar. Portanto não deduza o que não disse, veja o contexto da resposta. Se há pessoas que prezam a disciplina, eu sou uma delas e se referi o que referi no post foi porque é nojento haver responsáveis da PSP a encobrir atitudes condenáveis, ou para se defender da incompetência dos seus comandados ou para defender (eventualmente) o seu clube.
Assim como omiti a atitude anti-desportiva do Luisão (mas seguindo a linha de pensamento do seu clube, ele foi provocado!), também omiti a agressão de que foi vítima o Jorge Jesus (está em vídeo aqui nos blogues!).
Portanto e para concluir, quero que fique claro que se critiquei o que se passou foi porque foi grave demais para acontecer antes e durante um simples jogo de futebol e ainda porque a direcção do FCP não mexeu uma palha para que não acontecesse nada. Diga-me, como é possível entrarem tantas bolas de golfe no Estádio? Ou estavam lá dentro (e aí de quem é a culpa?) ou a revista fez vista grossa, logo foram coniventes. Apenas e só.
Mas atenção, não defendo nem as claques do meu clube!
E, pela sua ordem de ideias, então nunca mais vão acabar as retaliações se vai buscar coisas que se passaram há muito tempo e que também condeno. Se amanhã me vir defender ou simplesmente omitir desacatos de adeptos do Benfica então sim, pode vir atacar-me!
Continue a comentar porque a falar é que a gente se entende, assim como eu irei fazer o mesmo ao seu blogue.
Um abraço.

Manuel Oliveira disse...

Caro Márcio, mais uma vez vou responder ao seu comentário porque o merece.
No seu 1º comentário criticou alguns pontos do post em que eu atacava os portistas e eu respondi justificando.
Agora, por ver que estou na presença duma pessoa educada e atenta, apenas lhe quero dizer que penso da mesma forma que você pensa. Não é preciso haver violência no futebol e NÃO DEVE HAVER jogo de bastidores e infelizmente não é o que tem acontecido nestes últimos 20/30 anos e foi por isso que disse que o sr. PC já estava a mais no futebol. Quem ouviu as escutas não pode ficar indiferente. É grave demais!
Sei que todos os clubes têm telhados de vidro até o meu mas nunca chegou ao ponto do que se tem visto nestes anos em que o PC está à frente do FCP. Compreendo que os adeptos portistas o endeusem porque afinal foi com ele que conseguiram a hegemonia actual e deixaram o Sporting para trás, aproximando-se do palmarés do Benfica, mas os métodos não podem ser escamoteados e nem devem, sob pena do futebol perder o resto da pouca credibilidade que ainda tem.
Um abraço e volte sempre.
(Se quiser continuar a "discussão" sobre este ou outros temas, mande-me email para o blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO