Época 2015/16

Época 2015/16

Grande Mário Coluna!

Mário Coluna, o Monstro Sagrado ou o eterno capitão do Benfica, concedeu uma entrevista ao Jornal do Benfica que vale a pena ler. E eu que vivi em Moçambique e tive o previlégio de conviver de perto com ele depois da independência de Moçambique, embora ele estivesse no Ferroviário de Maputo como técnico e eu como jovem dirigente do Costa do Sol, não podia deixar passar esta oportunidade de falar dele em claro.
Vale a pena ler e temos de agradecer ao já falecido pai dele o facto de ter vindo para o Benfica! Obrigado Sr. Coluna (pai), natural da Beira Baixa!
 
Mário Esteves Coluna foi um jogador único, um líder no meio campo do Benfica dos anos dourados e da Selecção Nacional, que brilhou no Mundial de 1966. No Jornal ‘O Benfica’ desta semana, é possível ler o que o “Monstro Sagrado” disse ao programa Entrevista Exclusiva da Benfica TV.

- Tem gostado de ver a equipa esta época?
- Tenho. Eu venho aqui ao Estádio da Luz. Venho assistir aos jogos todos aqui na Luz. Tenho gostado, até porque temos ganho.

- Revê-se em algum jogador?
- São todos bons!

- O gosto pelo futebol foi imposto pelo coração ou pela família?
- Felizmente, nessa altura nem em Portugal existia o profissionalismo. Era amadorismo. Eu pratiquei por gosto da minha parte. Agora, o clube já foi imposto pelo meu pai, que era sócio fundador do Clube Desportivo de Lourenço Marques, o tal clube que foi filial do Benfica em Moçambique. Eu gostava de jogar futebol, fui treinar e agradei ao treinador. Comecei a jogar nos Juvenis com quinze anos. Com dezassete anos, o treinador viu que eu era bom e promoveu-me à primeira equipa (Seniores). Comecei a jogar como avançado-centro até eu ter dezanove anos. Em 1954, o Sporting foi jogar a Lourenço Marques, hoje Maputo. Quando eles lá estiveram jogaram contra a selecção de naturais da colónia de Moçambique. Eu fui seleccionado, tinha dezanove anos. Parece que joguei bem e no fim do jogo, os dirigentes do SCP vieram ter comigo e perguntaram-me se eu queria jogar pelo Clube. Eu disse que sim, mas que não mandava nada. Que teriam que falar com o meu pai. Não sei se foram falar com o meu pai, mas o meu pai era um “doente do Benfica”. Não sei qual foi a resposta mas o meu pai deve ter ido falar com os colegas do Desportivo a dizer que os “lagartos” queriam o filho dele. O Desportivo mandou logo um SOS aqui para o Benfica a dizer que tinham um jogador avançado-centro e que o Sporting estava interessado nele. O Benfica respondeu para me colocarem no avião e que eu viesse para Portugal (risos). Já cá estava na altura o falecido Costa Pereira e o Naldo. E foi assim, fomos comprar o bilhete e roupa também porque aqui em Portugal naquele tempo só se andava de fato e gravata. Meteram-me no avião, naquele tempo não havia aviões a jacto, levei trinta e quatro horas a chegar a Lisboa (risos).

Nota: A partir de Outubro de 1955 data da fundação do Sport Lourenço Marques e Benfica (actual Costa do Sol), o Desportivo deixou de ser filial mas ainda hoje mantém a águia no seu emblema.

5 comentários:

World Futebol disse...

Novo blog:

http://onossofuteb0l.blogspot.com

Abraço

Jotas disse...

Bela entrevista desta enorme referência e grande capitão do nosso clube.

Paulo Silva disse...

Coluna , uma verdadeira glória!
Bom post


http://portuguesesnoestrangeiro.wordpress.com/

Bimbosfera disse...

Bem, isso levanta questões ao fim de tantos... Ele não chegou a dizer que é Benfiquista, pelo que li aí, e demarca-se de responder sobre jogadores que se assemelhem a ele.
Vamos por partes. O tempo tornou-o, a meu ver, Benfiquista, mas não o era de início, parece-me.
Se bem que os tempos eram outros, mas sim, graças a Deus que o seu pai era «doente», eheheheheh!
Seja como for, obrigado por tudo caro Campeão! Caro Capitão!!!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

Manuel Oliveira disse...

Márcio, não entendi bem assim. Ele foi convidado para jogar noutros lados mas o pai como grande democrata que era (e muito bem) ordenou ao menino Mário que só Desportivo e Benfica! Eheheheeh.
Abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO