Disse Luís Filipe Vieira, e muito bem, na 2ª feira na varanda da Câmara Municipal de Lisboa, "O Benfica nasceu em Lisboa, mas nunca se fechou na cidade. Não dividimos o país. Este título não é de Lisboa, é de Portugal, é do Norte e do Sul. Dedico o título aos sócios e simpatizantes que em todo o Mundo acreditaram em nós".
Não tenho dúvidas nenhumas que os adeptos portistas, e até sportinguistas, não vão gostar destas declarações mas elas são a realidade.
Quem esteve atento às notícias dos festejos constatou que não só em Portugal, de norte a sul e passando pelas ilhas, mas até em muitos países estrangeiros este título foi muito festejado. E não só por portugueses!
Em Maputo - Moçambique foram muitíssimos mais moçambicanos que portugueses a festejar o título nas ruas, de acordo com uma notícia que li. E não tenho qualquer dúvida pois vivi lá sete anos já depois da independência e sei bem da quantidade enorme de benfiquistas moçambicanos.
Já que falo em Moçambique e de independência, é conhecido o facto de durante a guerra colonial, quer neste país, quer em Angola, nos horários dos jogos do Benfica não havia guerra porque muitos, de parte a parte, queriam ouvir o relato.
E apenas um cego não vê que os festejos deste título foram incomensuravelmente maiores que qualquer um doutros clubes portugueses.
3 comentários:
Cara Manuel, o Benfica é enorme! Todos nós sabemos isso. Há outros tristes que também são capazes de ver mas incapazes de admitir. E é isso que lhes custa, ver que o Benfica esteve longe das vitórias tanto tempo e continua a ser o Maior. Que não foi pelo tempo que esteve sem ganhar que perdeu adeptos, ou que os deixou de ganhar. Somos o MAIOR e MELHOR clube do MUNDO!
Saudações Benfiquistas!
Pois é Ana, muitos não vêem apenas porque não lhes convém!
Abraço.
Estive 10 anos em Angola. Também lá na hora dos jogos, em qualquer canto
(nas esplanadas em cima das mesas, em cima de um muro, nas belas praias, nos maxibumbos vulgo autocarros, enfim, qualquer lugar) era ver as pessoas com aqueles pequenos transistores na mão ou encostados aos ouvidos e vibrarem com os golos dos heróis dessa altura.
É verdade sim senhor.
O BENFICA sempre foi e será GRANDE.
É isso que custa a muita gente.
Saudações VERMELHAS.
Enviar um comentário