À 6ª jornada o campeonato ficou relançado.
Antes dela, Benfica e Porto lideravam empatados. Após a mesma e com o empate entre os dois, mais as vitórias de Sp. Braga e Sporting passaram a ser novamente 4 candidatos, embora os leões ainda estejam a 3 pontos dos 3 primeiros.
É claro que o Benfica e o Porto são os principais candidatos devido à suas melhores estruturas e plantéis, mas mesmo assim há que ter em conta bracarenses e leões.
Analisando um a um, e começando pelo Benfica, julgo que este ano surge muito mais candidato.
Na época passada, não só devido à não substituição atempada e à altura dos que sairam, Di Maria e Ramires, além de algum excesso de confiança devido ao título conquistado na época anterior, permitiu a moralização do Porto e nunca conseguiu estar na luta por ter permitido um avanço significativo na classificação ao Porto. Conseguiu estabelizar em Dezembro e vencer muitos jogos consecutivamente, mas quando os principais jogadores estoiraram, faltou-lhe banco à altura.
Esta época, depois de 10 jogos oficiais disputados, entre campeonato e liga dos campeões, ninguém terá dúvidas que a equipa se apresenta mais competitiva, mais capaz de mudar o sistema de jogo dentro do próprio jogo e com muitas e boas soluções no banco. Se dúvidas houvessem, o jogo de 6ª feira dissipou-as, pois recuperar duas vezes na casa do principal rival não está ao alcance de qualquer equipa.
O FC Porto, depois duma época de sonho e irrepetível nos anos mais próximos, perdeu o treinador e o principal goleador, ou para sermos mais precisos, um dos dois principais.
Os portistas acharam que a estrutura bastava e recorreram à prata da casa no que se refere ao treinador e a um jovem avançado inexperiente para atacar a época. Dois empates consecutivos, um contra o modesto Feirense e com uma exibição muito modesta, outro contra o Benfica a quem tinham "gozado" à grande na época anterior, fizeram soar o alarme no Dragão e mostrar que não vai ser um passeio igual ao da anterior.
Apesar de estarem na liderança em conjunto com o Benfica e o Sp. Braga, tem-se visto que não são a mesma equipa e o pior é que já começa a contestação interna ao treinador e suas opções. Mais alguns pontos perdidos e a coisa pode ficar feia para Vítor Pereira.
O Sp. Braga, apesar de também ter mudado de treinador e de muitos jogadores, sobretudo no sector defensivo, tem conseguido manter a sua defesa quase imbatível.
Quer-me parecer que está mais fraco, mas enquanto não jogar com algum dos candidatos não o saberemos ao certo. Até lá, está na luta.
O Sporting também mudou de treinador e construíu um equipa quase toda nova. Começou muito mal a época oficial, a contestação ao treinador e equipa apareceu em força, valendo a Domingos ter uma estrutura muito mais organizada que nas últimas épocas. Caso contrário talvez hoje já não estivesse no clube.
Com a melhoria de resultados e a aproximação aos 3 líderes ganhou novo ânimo e concerteza irá manter-se próximo dos dois maiores candidatos, Benfica e Porto.
10 comentários:
Acho que continuam apenas 2 candidatos.
O Braga está pior e não podemos dizer que o Sporting está muito melhor.
o braga nao é candidato e vai ficar a muitos pontos dos primeiros.
os lagartos tambem nao, ate devem voltar ao seu normal, ou seja perder, ja no proximo jogo, que é em guimaraes.
os lagartos quando jogarem com os grandes vao ser trucidados.
Concordo, como aliás digo no post que candidatos mesmo são Benfica e Porto, mas a conjuntura permitiu a aproximação dos outros.
Também acho que será sol de pouca dura.
Abraços.
Amigo Manuel,
só Benfica e Porto decidirão o título, a diferença técnica para os demais é enorme; este ano, pelo menos, há disputa; agora, cá entre nós, não dá pra dar nenhum palpite quem sairá campeão.
talvez a sequência na Liga dos Campeões influencie o campeonato nacional; pode ser; pode não ser; ainda é muito cedo.
abraços.
Manuel Gonçalves.
Eu não subestimaría o Braga.
O Braga não convém encostar já, há 2 anos tb era assim e andou lá em cima até ao fim! Só sofreram 2 golos ainda, diz muito da forma coesa de jogarem.
O Sporting joga neste momento um futebol atacante fantástico. Se eles acertam na defesa, vão ser muito perigosos, há que tê-los em conta e boa conta.
O Porto está no fio da navalha. Se não atina nos próximos jogos, vem por ai avalanche. Se eles descolam do Benfica nas próximas 3 jornadas, as coisas ficam feias para contumil (Que triste que fico).
O Benfica está claramente forte e cada vez melhor. Conseguindo descolar dos restantes, creio que não terá dificuldades para conquistar o campeonato.
Análise perfeita para já, mas não podemos esquecer de uma coisa muito importante:o ciportim de 1999/2000 começou assim e de repente, quando se deu por ele, já era líder, e não fosse o golo de sabry em alvalade, no único remate do benfica no jogo inteiro, já eram campeões ali.
Também não nos podemos esquecer do boavista, que assim começou, e quando se deu por ele, foi ganhar á luz por 3 x 0, ganhou nas antas, ganhou em alvalade e foi campeão com justiça.
Também não podemos esquecer que menosprezar os adversários é sempre mau, e os 2 sportings não estão mais fracos pelo que vejo, assim como não vejo, sinceramente, o benfica muito mais forte, apenas esta época joga com um guarda-redes fiável, o que não aconteceu num passado recente.
O tempo dirá.
A soberba e o menosprezo pagam-se caro, voces já deviam saber disso pela época transacta.
É preciso ir ganhando semana a semana para confirmar o estatuto de candidato, sem dúvida, mas ao contrário do amigo JJJ eu acho que o Benfica está melhor, mais consistente e competitivo, e não apenas pela mudança de guarda-redes.
Seja benvindo Manuel Gonçalves!
Aos comentadores benfiquistas, aquele abraço.
Abraço.
O que é que que quer dizer "valendo a Domingos ter uma estrutura muito mais organizada que nas últimas épocas"?????
é a estrutura dos lags?, é a estrutura da equipa técnica? é a estrutura (estatura) mental???
Dito como dizes parece aquela conversa de cumentadeiros que não dizem nada...
Com um nick desses não é para te levar a sério, mas como sou bem educado, aqui vai a resposta.
A estrutura chama-se Luís Duque e Carlos Freitas.
Enviar um comentário