Época 2015/16

Época 2015/16

Campeonato relançado

À 6ª jornada o campeonato ficou relançado.
Antes dela, Benfica e Porto lideravam empatados. Após a mesma e com o empate entre os dois, mais as vitórias de Sp. Braga e Sporting passaram a ser novamente 4 candidatos, embora os leões ainda estejam a 3 pontos dos 3 primeiros.
É claro que o Benfica e o Porto são os principais candidatos devido à suas melhores estruturas e plantéis, mas mesmo assim há que ter em conta bracarenses e leões.
Analisando um a um, e começando pelo Benfica, julgo que este ano surge muito mais candidato.
Na época passada, não só devido à não substituição atempada e à altura dos que sairam, Di Maria e Ramires, além de algum excesso de confiança devido ao título conquistado na época anterior, permitiu a moralização do Porto e nunca conseguiu estar na luta por ter permitido um avanço significativo na classificação ao Porto. Conseguiu estabelizar em Dezembro e vencer muitos jogos consecutivamente, mas  quando os principais jogadores estoiraram, faltou-lhe banco à altura.
Esta época, depois de 10 jogos oficiais disputados, entre campeonato e liga dos campeões, ninguém terá dúvidas que a equipa se apresenta mais competitiva, mais capaz de mudar o sistema de jogo dentro do próprio jogo e com muitas e boas soluções no banco. Se dúvidas houvessem, o jogo de 6ª feira dissipou-as, pois recuperar duas vezes na casa do principal rival não está ao alcance de qualquer equipa.
O FC Porto, depois duma época de sonho e irrepetível nos anos mais próximos, perdeu o treinador e o principal goleador, ou para sermos mais precisos, um dos dois principais.
Os portistas acharam que a estrutura bastava e recorreram à prata da casa no que se refere ao treinador e a um jovem avançado inexperiente para atacar a época. Dois empates consecutivos, um contra o modesto Feirense e com uma exibição muito modesta, outro contra o Benfica a quem tinham "gozado" à grande na época anterior, fizeram soar o alarme no Dragão e mostrar que não vai ser um passeio igual ao da anterior.
Apesar de estarem na liderança em conjunto com o Benfica e o Sp. Braga, tem-se visto que não são a mesma equipa e o pior é que já começa a contestação interna ao treinador e suas opções. Mais alguns pontos perdidos e a coisa pode ficar feia para Vítor Pereira.
O Sp. Braga, apesar de também ter mudado de treinador e de muitos jogadores, sobretudo no sector defensivo, tem conseguido manter a sua defesa quase imbatível. 
Quer-me parecer que está mais fraco, mas enquanto não jogar com algum dos candidatos não o saberemos ao certo. Até lá, está na luta.
O Sporting também mudou de treinador e construíu um equipa quase toda nova. Começou muito mal a época oficial, a contestação ao treinador e equipa apareceu em força, valendo a Domingos ter uma estrutura muito mais organizada que nas últimas épocas. Caso contrário talvez hoje já não estivesse no clube.
Com a melhoria de resultados e a aproximação aos 3 líderes ganhou novo ânimo e concerteza irá manter-se próximo dos dois maiores candidatos, Benfica e Porto.

11 comentários:

Sakana disse...

VOLTEI...ihihihih...
www.sakanagem69.blogspot.com

Carlos Alberto disse...

Acho que continuam apenas 2 candidatos.

O Braga está pior e não podemos dizer que o Sporting está muito melhor.

BENFIQUISTA disse...

o braga nao é candidato e vai ficar a muitos pontos dos primeiros.
os lagartos tambem nao, ate devem voltar ao seu normal, ou seja perder, ja no proximo jogo, que é em guimaraes.
os lagartos quando jogarem com os grandes vao ser trucidados.

Manuel Oliveira disse...

Concordo, como aliás digo no post que candidatos mesmo são Benfica e Porto, mas a conjuntura permitiu a aproximação dos outros.
Também acho que será sol de pouca dura.

Abraços.

Manuel Gonçalves disse...

Amigo Manuel,

só Benfica e Porto decidirão o título, a diferença técnica para os demais é enorme; este ano, pelo menos, há disputa; agora, cá entre nós, não dá pra dar nenhum palpite quem sairá campeão.

talvez a sequência na Liga dos Campeões influencie o campeonato nacional; pode ser; pode não ser; ainda é muito cedo.

abraços.

Manuel Gonçalves.

dezazucr disse...

Eu não subestimaría o Braga.

Rederx disse...

O Braga não convém encostar já, há 2 anos tb era assim e andou lá em cima até ao fim! Só sofreram 2 golos ainda, diz muito da forma coesa de jogarem.

O Sporting joga neste momento um futebol atacante fantástico. Se eles acertam na defesa, vão ser muito perigosos, há que tê-los em conta e boa conta.

O Porto está no fio da navalha. Se não atina nos próximos jogos, vem por ai avalanche. Se eles descolam do Benfica nas próximas 3 jornadas, as coisas ficam feias para contumil (Que triste que fico).

O Benfica está claramente forte e cada vez melhor. Conseguindo descolar dos restantes, creio que não terá dificuldades para conquistar o campeonato.

JJJ disse...

Análise perfeita para já, mas não podemos esquecer de uma coisa muito importante:o ciportim de 1999/2000 começou assim e de repente, quando se deu por ele, já era líder, e não fosse o golo de sabry em alvalade, no único remate do benfica no jogo inteiro, já eram campeões ali.

Também não nos podemos esquecer do boavista, que assim começou, e quando se deu por ele, foi ganhar á luz por 3 x 0, ganhou nas antas, ganhou em alvalade e foi campeão com justiça.

Também não podemos esquecer que menosprezar os adversários é sempre mau, e os 2 sportings não estão mais fracos pelo que vejo, assim como não vejo, sinceramente, o benfica muito mais forte, apenas esta época joga com um guarda-redes fiável, o que não aconteceu num passado recente.

O tempo dirá.

A soberba e o menosprezo pagam-se caro, voces já deviam saber disso pela época transacta.

Manuel Oliveira disse...

É preciso ir ganhando semana a semana para confirmar o estatuto de candidato, sem dúvida, mas ao contrário do amigo JJJ eu acho que o Benfica está melhor, mais consistente e competitivo, e não apenas pela mudança de guarda-redes.

Seja benvindo Manuel Gonçalves!

Aos comentadores benfiquistas, aquele abraço.

Abraço.

An Toino disse...

O que é que que quer dizer "valendo a Domingos ter uma estrutura muito mais organizada que nas últimas épocas"?????
é a estrutura dos lags?, é a estrutura da equipa técnica? é a estrutura (estatura) mental???
Dito como dizes parece aquela conversa de cumentadeiros que não dizem nada...

Manuel Oliveira disse...

Com um nick desses não é para te levar a sério, mas como sou bem educado, aqui vai a resposta.
A estrutura chama-se Luís Duque e Carlos Freitas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO