Época 2015/16

Época 2015/16

Um benfiquista no/do Porto

Os benfiquistas que vivem longe do Estádio da Luz, e especialmente os do Porto, merecem todo o nosso carinho pois sofrem muito mais pelos motivos que todos conhecemos e podemos ler mais abaixo. Este grandíssimo hino ao benfiquismo foi escrito por um benfiquista do Porto, do nóvel "Blog Sentir Benfica Vencer" que merece uma visitinha.

Um dia fui ao Estádio da luz

«Como a maioria dos benfiquistas, não sou de Lisboa e não vivo num raio de 100km do Estádio da Luz.

Como a maioria, tenho de ver os jogos pela televisão. Como a maioria, não tenho sporttv e ou vou a um café, ou a casa de algum aderente, ou então vejo num stream manhoso cheio de paragens, que arranjo na internet.

Desde pequeno fui encaminhado para o benfiquismo, o meu avô que era um agarrado ao dinheiro de todo o tamanho, comprava sempre o antigo jornal do Benfica e uma das poucas prendas que me deu foi uma camisola e uma miniatura do autocarro do Benfica.

Comecei a amar o Benfica, a palavra Benfica passou a pertencer ao grupo das mais importantes, como Mãe, Pai, Família, Vida! Paralisava a olhar para o símbolo, não hesitava em recortar o símbolo que vinha no jornal e colá-lo em qualquer camisola vermelha que tivesse.

Como habitante da cidade do Porto, cedo aprendi a lidar com o oposto, a crítica, a sátira, o ódio! Mas mesmo sendo dos poucos ou quase único benfiquista da turma ou dos grupos, eu nunca me rebaixei, sempre me debati e defendi o meu grande amor!

Mesmo quando o Benfica jogava muito mal, ficava em 6º lugar, batia recordes negativos! Eu nunca desanimei, nunca aceitei a paródia, nunca deixei um corrupto sem resposta! O Benfica já me estava no sangue. Eu tenho glóbulos vermelhos e brancos que se fundem e captam tudo o que diz respeito ao Benfica através dos 5 sentidos, para depois expelir para o exterior uma grande dose de alegria, lágrimas e arrepios.
Como já referi não posso estar sempre no estádio. Sou como a maioria que tem de programar todo um ano em função de um fim-de-semana divino, para uma viagem há catedral! Que tem de juntar dinheiro para pagar a viagem cada vez mais cara, o almoço e jantar e o precioso bilhete.

Mas tudo compensa! O acordar bem cedo e preparar a mochila, o equipar a rigor com camisola e cachecol, a viagem a ouvir o cd do Benfica, as paragens nas estações de serviço onde se vê mais Benfiquistas como nós, o saber que se aproxima a chegada a Lisboa (já me começo a arrepiar aqui), a chegada e aproximação ao estádio, o primeiro contacto visual com o estádio que coincide com a primeira grandiosa libertação de alegria e arrepios, provocada pelos meus glóbulos vermelhos e brancos.

O aproximar da hora do jogo, o passeio em redor do estádio, a visita há loja do Benfica para gastar o resto da economia e trazer uma lembrança do dia mais importante do ano e por fim, a entrada no estádio e as primeiras lágrimas. O aquecimento dos jogadores, o estádio cheio, o voo da águia, o hino!!! Depois do hino enxugo as lágrimas e limpo a cara, pois antes estava a libertar toda a minha energia, a esticar os braços bem alto esticando o cachecol e a mostrar a chama imensa que tenho na alma!

Por muito que custe, para a maioria dos Benfiquistas isto só acontece uma vez no ano!!!
O resto do ano dizem “Um dia fui ao estádio da luz…”!

Eu ainda passo o resto do ano a ver romarias no metro, com pessoas vestidas de azul e equipadas a rigor, todos contentes. Fico triste nesses dias. Não porque são do FCP e o clube deles ganhou, mas sim porque tenho inveja deles, tenho pena de não puder fazer como eles, não puder ir ao meu estádio todas as semanas, ver a minha equipa todas as semanas, gritar pelo meu Benfica todas as semanas, ver o belo voar da águia, cantar aquele lindo hino!

Alguns Benfiquistas ainda conseguem juntar mais alguns trocados e por uma vez ou outra, fazer uma deslocação não tão grande como ir a Lisboa e então, ir encher o estádio de um qualquer pequeno clube que aproveita esse jogo para fazer a receita anual. Há custa de benfiquistas que pagam 40, 50, 60 euros, para ver por mais uma vez no ano, o clube do seu coração!

Hoje falei do Benfica, sinto-me grande, enorme, muito feliz!

Olho para baixo e vejo a direcção, o treinador, os jogadores, os adeptos! Somos todos pintinhas pequeninas sabem? No gigante universo que é o Benfica e a palavra Benfica, somos todos tão pequeninos! Mas todos unidos forma-mos este grandioso clube!

Para quê gastar posts e posts com polémicas e histórias quase de ficção científica, no fundo falar de pequenez, quando se pode falar de algo tão grande e imenso como Ser Benfiquista, ou contar a história “Um dia fui ao Estádio da luz…”!»

Saudações Benfiquistas
Rederx

9 comentários:

Ricardo Moreira disse...

Nunca me identifiquei tanto com um texto sobre o Benfica e o benfiquismo como com este, pois também sou um benfiquista nascido e criado no porto!!!

Anónimo disse...

Sr. Manuel Oliveira, acabei de ler o post e ainda estou arrepiado. Revejo-me totalmente em tudo o que foi escrito. Vivo em Leça da Palmeira a cerca de 330 km de Lisboa, sou sócio do Benfica o meu filho também, trabalho com cerca de 40 pessoas (dois benfiquistas, imagine o ambiente ás 2ªs feiras quando o Benfica perde) mesmo assim nunca viramos a cara à "luta". Se Deus quiser no próximo sábado e na 4ª feira estarei na nossa Catedral (Graças a Deus tenho tido a possibilidade de poder ir à Catedral com frequência ver o nosso Benfica, o que nos dias de hoje considero uma extravagância que não está ao alcance de muitos Benfiquistas que vivem longe de Lisboa). Estarmos longe de Lisboa não nos confere maior Benfiquismo que os Benfiquistas de Lisboa, agora como deverá entender nas dificuldades e no sofrimento todas as coisas têm outro significado.
Tenho pena que outros Blogs pseudo Benfiquistas que só existem para dizer mal de tudo o que se faz no Benfica não reflictam sobre este extraordinário post. Sou um admirador confesso do seu Blog, pela forma correcta como expõe as suas ideias sobre o nosso clube.
Bem haja
João Paulo Ferreira

Anónimo disse...

Só quem mora no porto é que sabe o que custa ser benfiquista nesta cidade, no entanto, a força do sentir o nosso Benfica ganha uma força incrível!!! Adorei o post e identifiquei me muito com ele!!!

Anónimo disse...

SIMPLESMENTE INCRÍVEL !!!!

sou de espinho e sei bem o que isso é!

viva o benfica

BENFIQUISTA disse...

fui o primeiro a comentar esse post (esqueci me de assinar LOL).
é um post emocionante e nem vale a pena dizer mais nada, ja está tudo dito.
aplaudo de pe.

Mattos disse...

Boas....

Tenho de confessar que senti , também eu, um arrepio na espinha ao ler este texto de alguém que tem uma paixão imensa pelo glorioso.

Abraço

Mattos...paixaodabola.blogspot.com

Rederx disse...

Manuel muito obrigado pela força que deste ao meu post.
Sem ti não teria sido possível que muitas das pessoas tomassem conhecimento do meu texto.

Agradeço-te e espero um dia puder retribuir!

Todos juntos temos de trabalhar para partilhar um pouco da nosssa mistica, para que toda a gente possa conhecer a mistica benfiquista!

Saudações Benfiquistas
Rederx

Karlos disse...

Posto fabuloso! Sem palavras.

http://benfica2000.blogspot.com/

Manuel Oliveira disse...

Fico feliz por ver que valeu a pena divulgar este extraordinário post de benfiquismo puro dum blogger novato nestas lides.
Parabéns Rederx e continua a cultivar o teu grande benfiquismo.
Não deve ser nada fácil ser benfiquista no Porto pelos motivos que todos conhecemos, infelizmente, por isso o meu bem haja a todos os que ousam enfrentar o ódio de muitos adeptos do principal clube da cidade.

Abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO