O jornal Público publicou um artigo e uma excelente infografia dos jogadores formados nos clubes portugueses, bem como um quadro por país da Europa da percentagem de jogadores formados nos clubes desse país e ainda o nº de futebolistas portugueses que actuam no estrangeiro.
Portugal ocupa o último lugar, apesar de ter melhorado ligeiramente a média este ano, o que é preocupante.
(Clique na imagem para aumentar)
2 comentários:
Boas...
Amigo Manuel, isto só prova que as Academias formam mas depois falta algo para dar continuidade em termos e progressão da carreira do jovem futebolista Lusitano.
De qualquer forma, tenho esperança que estes números nos próximos anos irão ser invertidos.
Abraço
Mattos...paixaodabola.blogspot.com
Há alguma falta de aposta nos jogadores Portugueses. Mas parece-me evidente que se os melhores jogadores lusitanos vão para fora onde ganham mais, é normal que os clubes Portugueses tenham de recrutar mais estrangeiros.
É que há muitos jogadores que saem de Portugal não porque não houvesse clubes interessados neles, mas porque preferem ir para ligas secundárias como o Chipre ou para divisões secundárias de Espanha e Itália. O Benfica queria continuar a contar com o Danilo e pensou em empresta-lo ao Fátima como o jogador reconheceu. Só que o Danilo preferiu ganhar mais dinheiro, mesmo que tenha passado um ano emprestado e onde só jogou 5 jogos... e não é raro um jogador perder-se porque tentou subir demasiado depressa...
Enviar um comentário