Esta semana surgiu a notícia da aquisição por parte do Benfica de cinco internacionais sub-17 do Uruguai, que virão englobados no pacote da renovação de contrato de Maxi Pereira, mais concretamente no âmbito do pagamento ao empresário Paco Casal dos 30% do passe ainda detidos por este.
Muitos benfiquistas se questionaram do porquê da vinda destes cinco jovens, todos eles com 17 anos.
Pode parecer exagerado quando temos excelentes jogadores na formação, muitos deles também internacionais. No entanto, é bom não esquecer que estes jovens são campeões mundiais sub-17, tendo ganho na final por 3-0 ao Brasil.
Eis os seus nomes e posição, Elbio Álvarez, médio, canhoto, Juan San Martin, avançado, Jim Morrison Varela, médio, Gianni Rodríguez, defesa e Gáston Silva, defesa.
Se dos cinco aproveitarmos dois já será um grande investimento. E a contenção financeira obriga-nos a ser cada vez mais um clube formador em vez de comprador.
6 comentários:
Amigo Manuel, entusiasma-me a vinda destes 5 jovens! Porém, a que custo? Pois vão ser jogadores portugueses que irão ser relegados para 2º plano! Mais: porque temos de "engolir" estes jogadores para continuar com o Maxi?
Amigo Jedi, compreendo-te pois serão menos 5 portugueses a ter chances, mas o futebol é competição e quem tem unhas é que toca viola, seja português, uruguaio ou doutra nacionalidade.
O problema é que o Casal ainda detém 30% do passe do Maxi e com a renovação sabe que dificilmente irá ganhar dinheiro no futuro em face da idade que terá.
Provavelmente estas jovens promessas vieram quase de graça se se for verdade os 3 milhões que o Casal vai receber, mas deve ficar com percentagens sobre vendas futuras.
Abraço.
Mas pensam que o Benfica é que está a fazer um favor ao Casal? Ele é que nos está fazer um favor. Se ele estivesse bem com o Porto eles teriam ido para lá e todos os benfiquistas estariam agora a torcer a orelha e a amaldiçoar o "Orelhas".
O que é que me interessa que os bons jogadores sejam portugueses, franceses, chineses ou marcianos? A COMPETÊNCIA NÂO TEM PASSAPORTE.
Actualmente os melhores jogadores do Brasil, por exemplo, aqueles que nos interessariam já têm um preço que é proibitivo e que já começa mesmo a ser proibitivo para outros clubes com maiores posses. O desenvolvimento social e económico, com a valorização do real e do poder de compra do povo brasileiro, teve esse efeito. E cada vez pior.
Mas há outros países da América do Sul, com menos samba e chôpinho, que embora não tão desenvolvidos têm jogadores que, na minha opinião, se encaixam mais rapidamente no estilo europeu. O Uruguai, Paraguai, Colômbia, Equador, etc. são países cujos jogadores têm ganas de subir na vida, olham para o futebol com mais seriedade, se é que podemos falar assim, do que os brasileiros. São fisicamente e mentalmente fortes.
Isto é uma oportunidade fantástica para conseguirmos futuros jogadores que podem subir na hierarquia benfiquista e virem a ser futuros craques. É uma oportunidade de negócio e de futuros rendimentos, não apenas desportivos, fantástica. E se foram campeões de mundo com 17 anos ainda mais!! Queriam melhor currículum?
O Messi não foi com 10 anos para o Barcelona? E foi tirar um lugar a outro miúdo qualquer catalão. Apontem isso aos adeptos do Barcelona e ouvirão das boas!
Ouvir adeptos do Benfica criticarem aquilo que já é tradição do clube é de gente que não pensa. Esquecem-se do Coluna e do Eusébio, do Águas e do Costa Pereira que vieram de outros países bem longínquos. Vieram tirar o lugar a outros portugueses das nossas escolas. LOL! (Para mim o facto de viram das chamadas colónias é o mesmo: eram outros países e continentes!).
Como já escrevi no outro post, penso que o futuro(nada risonho) dos grandes de portugal é formarem seleções sulamericanas sub-20(como gostam o vieira e o pinto da costa de fazer compras naquelas bandas!!?), em detrimento da formação.
E andei a pensar que o último titular absoluto da "cantera" do fecepe foi bruno alves.
No benfica, sinceramente não lembro do último "canterano" titular absoluto(manuel fernandes, salvo erro).
Hoje, tanto num como noutro, não há um único "prata da casa" titular absoluto.
Dantes(no meu caso), era com fartura que os miúdos, futuros titulares absolutos, subiam à equipa principal, como jorge costa, joão manuel pinto, ricardo carvalho, paulinho santos, fernando couto, folha, baía e tantos outros, e a maioria chegava à seleção.
Hoje, o futuro está nos pés dos 18 anos de iturbe, atsu, kelvin, james, danilo, alex sandro e...???nenhum português nesta idade!!!
Neste ponto, o seu clube está mais adiantado, pois tem lá já prontos 2 ou 3 portugueses vice-campeões mundiais a treinarem com o plantel principal, assimilando desde já a filosofia do treinador.
Mas 5 uruguaios teenagers de uma só vez dá o que pensar...
Off-topic 1:
santa cruz, da 4ª divisão é LÍDER DE PÚBLICO de TODAS as divisões do campeonato brasileiro, é obra.
Off-topic 2:
mesmo após um hat-trick e uma grande atuação, um gajo até sente-se pequeno diante disto:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2011/11/amuleto-de-fred-maria-clara-vira-ao-rio-para-o-classico-diante-do-vasco.html#equipe-fluminense
Na minha opinião é um excelente negócio. O uruguai está a produzir bons jogadores em quase todas as posições do campo e é campeão sul americano em seniores o que não será por acaso.. Tem excelentes avançados, laterais e centrais até- só não tem produzido grandes médios centro ofensivos, mas este jovem Alvarez até o é e foi eleito para a equipa ideal do referido mundial. Além deste temos Derlis e Melgarejo que sendo paraguaios tb têm grande potencial.. nenhum é portugues, mas à luz das leis da UEFA, em dois anos contam como tal e por isso desde que sejam bons são excelentes apostas.
5 jogadores "de graça" nao é bom? mas anda tudo maluco ou que? sao campeoes do mundo ainda pra mais.
vá se lá compreender certos benfiquistas.
abraço
Enviar um comentário