Os turcos são duros de roer mas o Benfica acabou por conseguir um resultado importante, sobretudo por não ter sofrido golos, com vista à 2ª mão na Turquia.
Segundo jogo consecutivo, este já a sério, em que o Benfica não sofre golos, facto importantíssimo numa competição em que os golos fora podem valer a dobrar.
Depois duma 1ª parte em que o Benfica não conseguiu marcar, apesar de ter sido nitidamente superior, na 2ª tudo se alterou.
Enzo Pérez tocado e cansado deu o lugar a Nolito, originando a troca de Gaitán para a direita. Esta modificação foi determinate na vitória pois Nolito marca o 1º golo a passe de Aimar e depois Gaitán faz uma obra-prima a passe de Witsel que entretanto entrara para o lugar do maestro Pablo Aimar já desgastado.
Em certos momentos pareceu-me ver Rui Costa em campo na silhueta do belga Witsel.
A defesa esteve bem e não foi apenas por não ter sofrido golos. Apesar das limitações físicas e de entrosamento entre os defesas, deram sempre confiança a quem estava a assistir à partida, incluindo o guardião Artur, sempre muito seguro.
Daqui a uma semana em Istambul se o Benfica marcar um golo dificilmente perderá a eliminatória.
Não foi uma exibição de encher o olho mas gostei tendo em conta que estamos no início da época.
19 comentários:
e o olarapio nao comentas
2 penaltis
0 23 poupado 2 vezes à explução
carrega BENFICA
royeslb
Que maravilha de golo! :) Gaitán é qualquer coisa com a bola no pé.
Carregaaa BENFICA!!
Saudações gloriosas
O penteado do Witsel bem podia ter sido feito em qualquer cabeleireira da Damaia. ehehehe
Quanto ao resto concordo em absoluto com o amigo Manuel
Abraço
De facto ainda não foi uma exibição de encher o olho, mas tendo em conta o facto PreEpoca eu acho que foi uma grande noite, agora queria destacar o seguinte, o mercado de transferências ainda vai a meio e esta claro que precisamos de outro lateral direito (pena entretanto o Eboue do arsenal ter ido para o galarasaray, teria sido excelente aquisição) , penso que temos um conjunto que pode ambicionar ate uns quartos de final na champions, e só o máxi parece-me pouco...
De resto embora de certeza ninguém concorde comigo neste ponto, acho que Primeiro o Cardozo depois o Saviola, e finalmente o aimar poderiam sair caso surgisse alguma boa proposta, o aimar e o que mais custa mas penso que o seu rendimento desportivo ira decair esta época, e.de resto adorei ver o Witsel, e não esquecer o Gaitan que a 10 quanto a mim seria um caso serio...
O Saviola parece estagnado, parece um jogador sem alegria e o Cardozo embora lhe reconheça qualidades acho que esta na altura de sair, temos o Rodrigo, (características diferentes sim) mas muito possante também...
Johnny
Não comentei os penáltis porque felizmente não fizeram falta. É a nossa sina não nos marcarem os penáltis seja com árbitros nacionais e estrangeiros.
Carlos Alberto, cabeleira à parte, Witsel fez-me lembrar o Rui Costa pela forma como se movimenta em campo, de cabeça levantada e passes precisos.
Abraço.
Eu não confundiria o Witsel com o Maestro, são jogadores muito diferentes, embora diga-se de passagem que o belga não é nada coxo.
Gostei muito de ver o Nolito jogar. Tem boa técnica, combina bem com os colegas e decide bem. Pena o gajo não ter sido titular. Ao contrário do Gaitán que passou o jogo a fazer borrada atrás de borrada e no fim saca-me de um golo que até me arrepiou os tomates. Dass...
Será q este boi preto também passou pela marisqueira da fruta,com o mordomo garrido?
Este Witsel faz-me lembrar Rijkard, um box-to-box por excelência, ainda bem que o Milan o libertou por causa do Taiwo.
Não gostei da exibição.Muito mau o futebol para ser verdade.Pouca qualidade de passe , de organização e rotina de ataque( que só tinha uma novidade Enzo Pérez ) logo teria de existir muita mais rotina.Urgente contratar 1 extremo direito (estilo Di Maria, Quaresma) que encare o defesa sem medo.Enzo Peréz pelo que demosntra nao é de longe nem de perto um extremo puro que vá à linha , flecte muito para o centro e ainda nada de nada mostrou para ser sincero.A tactica na minha opiniao em jogos de champions (jogos mais equilibrados ) terá de passar pela entrada de Witesel para o meio campo e saida de Saviola.Alias se o Benfica vendesse ou trocasse saviola por 1 extremo ou mesmo 1 avançado mais móvel nao seria mau pensado.Saviola nao acrescenta nada mais ao Benfica.Mas para essa estratégia de um (4-1-4-1) Maxi , Luisão , Garay , Capdvila , Javi , (Extremo direito novo que faça a diferença) Witsel , Aimar , Gaitan , Cardozo , optaria tb ou por o vender o Cardozo ou continunado Cardozo reforçar o ataque com 1 avançado mais móvel que pudesse ser lançado no espaço e goleador (Tipo Kevin Gameiro , Gervinho ).Se existisse ainda dinheiro mais 1 central e que fosse jovem mas de qualidade inquestionavel ( Coates 20 anos , Mario Fernandes 20 anos )(pela juventude e qualidade ) podiam ser o terceiro central e uma opção credivel que nao é o caso de Jardel.Nem que vendessem o Aimar . o Gaitam faria esse lugar e Nolito seria titular no lado esquerdo , tendo ainda Bruno César que nada mostrou ainda como alternativa.Espero que melhor ou será 1 autentico flop Bruno César bem pior que o puto portugues que tava emprestado ao Paços.Muito ainda a fazer para termos a maquina com capacidade para fazermos uma boa época e sermos campeões.OFF TOpic que desperdicio do Benfica nao ter contratado N`Zgobia , grande craque e uma mais valia no nosso campeonato.Mas esta direção só olha para america do Sul.Garay parece.me reforço.O q acham da minha opiniao?
Estando mais ou menos de acordo, pergunto: porque razão o Benfica não remata de meia distância quando o adversário se fecha na defesa, tendo 2o dizem, bons jogadores para essas funções.
O número de bolas perdidas por Gaitan é de bradar aos céus. É de uma desplicência extrema, já para não falar das vezes que perde a bola e fica a olhar (os outros que se desenrasquem), mas depois tem uns pésinhos como poucos. 8 ou 80.
Se tivesse mais competitividade e fosse menos desplicente, era um jogardozaço, mas não me parece que esteja disposto a mudar o estilo.
ao ser em julho, acho que foi um jogo razoavel do Maior.
foi o suficiente para levar 2 de vantagem.
continuo a dizer que falta profundidade ao jogo do Maior (que falta faz o di maria), quando entrou o maxi começou a haver alguma profundidade pelo lado direito, mas nao chega nem pouco mais ou menos.
ate ao momento apenas o urreta parece ser capaz de dar profundidade ao jogo, mas tambem tem ainda muita coisa a aprender para ser um jogador decisivo.
nao gostei muito do jogo do enzo, está visivelmente ainda inadaptado, gostei mais do nolito.
o Benfica tem 2 organizadores de jogo, o aimar e o martins, witsel esteve bem mas nao é organizador, o gaitan nao é 10, nao tem capacidade de passe pra isso, num modo geral nao fez um unico passe em condiçoes durante o jogo todo.
precisa tambem de crescer como jogador, às vezes é um "brinca na areia" sem objectivo.
marcou um grande golo.
o cardozo nao sendo bem servido torna se um jogador a menos, que falta faz o di maria.
de notar tambem que em tantos lances de bola parada, seja cantos ou livres, nao aproveitaram nenhuma.
nao por culpa dos "cabeceadores", mas sim a ma forma de bater os lances, que falta faz o di maria.
de resto, atendendo à fase inicial foi mais ou menos normal.
2 penaltys por assinalar, se no primeiro o arbitro está de frente para o lance, ve perfeitamente a falta e nao quer assinalar, no segundo é clarissimo de mais para nao assinalar.
como escrevi ontem, ou antes de ontem, se perder para uma equipa destas, o benfica vai à xampions fazer o que?nem vale a pena.
os turcos da equipa que tem nome de medicamento para soltar os intestinos são até esforçados, muito obedientes taticamente, mas falta-lhes individualidades, que sobram do outro lado.
o que não quer dizer absolutamente nada.
em 2004, o todo poderoso AC Milan, com kaká, seedorf e companhia em grande forma, aplicou 4-1 no corunha em san siro e 15 dias depois no riazor, o corunha de jorge andrade, naquela época uma equipa de respeito, aplicou 4-0 e passou às meias-finais da xampions.
sinceramente, não acredito que haja remontada.
acredito que o benfica ganha o jogo em istanbul até com certa facilidade, pois os turcos terão que marcar 2 golos, e não são nenhum PSV ou coisa parecida.
penso o play-off está garantido, mas segurem a língua do rui gomes da silva, só por precaução.
armenio teixeira.
Boas. Grande «joga»... Ou seja, a meio gás, chegámos e sobrámos para os turcos. Dois penalties à Proença, e vence-se o jogo por 2-0. Marcando um golo lá duvido que eles marquem 4...
Agora, se me permitem, uma opinião sobre os colegas comentadores anteriores...
O Witsel (para mim é «Vitsel» se bem que ele já disse que é mesmo «Uitsel») já me havia parecido com o Rui Costa de feições, quanto mais de jogo. Ok, o cabelo é margem sul, mas o Rui é da Damaia, por isso... Está explicado. Mas de feições, traços da cara, faz lembrar muito, a mim. Não é a mesma posição no campo, mas com a idade dele Rui Costa ainda não era o 10 que acabou a carreira.
Sobre a dispensa do Cardozo ou Saviola ou Aimar... Nem pensar, a meu ver. Mas é que nem pensar nisso é bom. Há quanto tempo não tinhamos banco? Tinhamos lá o Maria Amélia, agora no Braga? Au Revoir, já vais é tarde, aliás, já foste. Só que agora temos alternativas a todas as posições no campo ofensivo. Ok, a defesa ainda precisa de retoques, mas, e sejamos sérios, quanto é que se pode dar por um miúdo de 20 anos já certo? É muito difícil. O David Luiz veio da 3ª divisão no Brasil, e o Manuel é a melhor pessoa para mo confirmar. E se vamos dar, sei lá, 8 ou 10 milhões por um miúdo desses, que moral há para falar do Porto por causa dos outros 2, ou pior, o que dizer das oportunidades aos nossos miúdos? Será difícil jogarem, como é óbvio... O Miguel Vitor ou se afirma agora, ou então boa sorte. Gosto muito dele, mesmo, mas para se afirmar tem que jogar, e se somos nós a pedir outros de fora, bem, contra nós falamos, só isso.
Ainda sobre o Saviola e o Cardozo, particularmente estes dois, no ano passado, meio Saviola da primeira época e tinhamos trazido pelo menos a Liga Europa. Pelo menos. Só os golos que ele falhou, poste, barra, isolado à frente do GR, que na primeira época não falharia, chegavam para limpar mais um ou dois troféus. O campeonato é o que se sabe, seria sempre difícil com o arranjo inicial, mas uma das outras taças vinha... Lembro-me perfeitamente contra Porto A e B(raga) que com alguns golos que ele falhou escandalosamente não nos desviavamos da final... O Cardozo, para mim, no ano passado, não teve, precisamente, Saviola, nos grandes apoios entre linhas, a buscar os espaços como só ele sabe, que teve há 2 anos. É fatal, e mesmo assim fartou-se de marcar, e não tinhamos um jogador destes (Cardozo) a marcar assim desde os tempos do Magnusson. Dá que pensar, não dá? Pelo menos a mim dá... E custa-me ver a ingratidão para com jogadores destes. Claro que depois querem ir embora... Nem sequer acarinhados são quando fazem bem, quanto mais quando não conseguem!
Atrás, Garay, para mim, é melhor que David Luiz, mas nos últimos tempos também achava o DL mais parra que uva, e ele não dependia do Saviola como o Cardozo, por isso acho que saiu bem e por bom dinheiro. Logo, Garay é muito melhor, e com mais classe que o DL. DL, no entanto, é muito bom, só que não me enchia as medidas nos últimos tempos, particularmente época passada e fim da anterior (ano de campeões).
Luisão teve uma atitude menos própria, ao falar assim abertamente, não pelo que disse, mas pelo que disse a quem, ou seja, o Reco-reco há... 7 anos que anda a dizer que o Luisão quer sair. Luisão, ao dizer isso à chegada, apesar de negar «ultimatos» e afins, pôs-se a pau ao falar a jornalistas. Como o Benfica nunca foi o clube do regime, como alguns azuis e verdes nos querem fazer colar, sou apologista da liberdade de expressão, e com ela aceito o que Luisão disse, e mais, ninguém terá o que apontar, em campo, a Luisão no tempo que tem de «casa». Mesmo com o Katso, em que ambos estavam apenas a discutir o melhor da equipa, logo...
(continua)
Márcio Guerra
(Continuação)
Emerson entrou bem, e mostra ser um bom defesa esquerdo. Dará garantias caso Cap não dê. Pelo menos aparenta dar, e isso é bom! É novo para render mais 3 ou 4 épocas a bom nível, e isso deixa-me muito satisfeito.
Maxi, pelo contrário, acho pouco. Sem férias, após época desgastante, será difícil manter o ritmo. Rubén chegará? Hum... Pode ser que em certos jogos ele aposte no André Almeida, caso mostre que vale algo nos treinos.
O miolo defensivo parece-me bem. Javi, por ora, e Matic mais à frente, rotinado com o que Jesus pede deles naquela posição, chegarão, com mais maturidade do que com Airton, lamentavelmente famoso membro do gangue do chopinho.
Agora, sobre as alas... Nolito foi «criticado» por JJ no fim do jogo, que joga muito sozinho. Estamos a falar de um jogador que poderá estar a cair no erro de ter que fazer algo só para entrar no goto dos adeptos (que já caiu, não foi pelo golo de hoje) ou de JJ resolvendo sozinho aquilo que ele não resolvia sozinho no ano passado, e que não resolveria nunca sozinho no Barça, A ou B. É jogador de equipa, sabe os momentos do jogo, joga para onde está a baliza, dando opções aos colegas, e, como se viu hoje, marca golos. Cinco estrelas.
Enzo «Ferrari» Perez... Parece-me a mesma coisa, mas ainda a adaptar-se. Contra o Toulouse, aparentemente, fez uma grande parte, por isso ainda não tenho opinião 100% formada, mas do que vi, e sinceramente lamento discordar do colega comentador que critica ele não ir à linha, mas, ir à linha fazer o quê? Quem ia à linha era o Maradona (ehehhe)... Ele tem que fazer a bola chegar em condições aos avançados ou pontas de lança, ou seja, se é mais fácil estar mais perto deles, se ele tem capacidade para drible em velocidade e entre jogadores, o que tem que ir fazer à linha? Centrar? Com a probabilidade de erro que isso tem? Basta ver que, numa bola parada, um canto, por exemplo, diversas vezes se falha onde se tenta colocar a bola, 1º ou 2º poste, zona de penalty, fora da área, o que for, que em jogo, com mais ou menos cansaço, ter que fazer isso em velocidade há-de ser mais fácil. Além de que estando no corredor central, ou mais perto, tem mais triangulações possíveis para fazer com os colegas, dando mais opções de passe. Na linha só tem duas, sobretudo se for a do fundo, ou para trás ou para o centro e será mais fácil perceber o que irá fazer (aprendi isto recentemente também, sobre opções de passe, posse, e chegar ao golo)...
Já agora, partilho da opinião geral que Bruno César ainda não mostrou grande coisa.
Sobre Artur, para já, parece-me razoável. Só o tempo dirá se é bom ou não, e espero que Roberto venha mais forte e seguro no futuro. O Eduardo, bom, parece que é vermelho por dentro e agora por fora. A ver como se portará também...
De resto, creio que está passado, ou muito bem encaminhado!
Grande Abraço e desculpem alguma franqueza nas opiniões!
Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera
Bimbosfera.blogspot.com e agora também Blog do Manuel
Já agora, acho que não falei do Gaitan... É realmente uma obra prima, mas sobre as bolas perdidas não sabemos quais as ordens que JJ lhe deu para o que fazer com bola, se tentar furar, se tentar distribuir, se quê, até porque no ano passado tentou fazer de Di Maria, o que nem era bem a posição dele, pois segundo diziam era 10, só que com Aimar não calçava, daí que JJ tenha tentado agora, acho eu, ter uma nova opção como segundo avançado. Penso eu de que... Como dizia o outro!
Abraço
Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera
Bimbosfera.blogspot.com e agora também Blog do Manuel
@Bimbosfera
As declarações do JJ em relação ao Nolito foram, quer-me parecer, mais pelo facto dele não temporizar jogo, sendo um jogador que acaba por procurar quase sempre o 1x1 e não uma crítica negativa a um possível individualismo.
Cumpts
RB
Red Wings, Garrido só é nomeado pela FPF quando joga o Porto.
Eagle One, não sabia dessa do AC Milan.
Benfiquista Preocupado, és muito exigente. Foi só o 1º jogo oficial. Dá tempo ao tempo.
Quanto ao resto, sinceramente não sei se seria boa ideia vender Aimar, Saviola e Cardozo, a não ser que viessem melhores.
Não conheço o jogador que referes (N'Zgobia).
ALM, a equipa ainda não está mecanizada por isso certamente esse treinamento virá com o tempo.
Dezazucr, é verdade que Gaitán perde-se em dribles, mas felizmente compensa depois com grandes golos. Certamente melhorará esse aspecto pois sabemos que Jesus é exigente.
Benfiquista, concordo no geral com o que dizes. Há muito para melhorar quer no jogo quer nos jogadores.
Arménio, não sejas ave agoirenta. Vê-se logo que és azul?
Márcio, benvindo!
Estou de acordo contigo em quase tudo, inclusivé também acho que ficamos a ganhar com o Garay que é mais experiente e tranquilo que o David Luiz, além de que faz menos faltas.
Abraço a todos.
Enviar um comentário