Época 2015/16

Época 2015/16

Os 5 donos da bola

Eles nunca pisaram um campo de futebol como jogadores de 1ª divisão, mas ditam as regras do mundo do futebol.
São eles? Juan Figer, Pini Zahavi, Kia Joorabchian, Gustavo Arribas e Jorge Mendes, que comandam o futebol usando clubes fantasmas, paraísos fiscais e clubes barriga de aluguer.
Como actuam? Eles descobrem o jogador, viabilizam a operação financeira, criam atalhos para o clube ter menos despesas, arranjam investidores e formam fundos de investimento.

O uruguaio Juan Figger é uma figura discreta, não gosta de dar entrevistas, que actua sobretudo no Brasil desde 1968.
Países em que actua: Brasil, Espanha, Portugal, Turquia e Uruguai.
Clubes barriga de aluguer: Central Español e Rentistas, ambos do Uruguai.

O israelita Pini Zahavi comanda uma teia de empresas localizadas em paraísos fiscais, nomeadamente nas Ilhas Virgens Britânicas e em Gibraltar. Foi o homem que ajudou o russo Abramovic na compra do Chelsea. Mantém base em Telaviv e já teve problemas com a justiça brasileira por práticas condenadas pela FIFA e pela Justiça.
Países em que actua: Argentina, Brasil, Grécia, Inglaterra, Polónia, Portugal e Rússia.
Off-shores: GSA, GSI, Gol International Ltd., Haz Footbal Worldwide Limited e Rio Footbal Services Ltd (Gibraltar), Rio Footbal Services Holland Bv (Holanda).
Parceiro no Brasil: Wagner Ribeiro, empresário de Neymar.

O anglo-iraniano Kia Joorabchian tem como braço direito o brasileiro Giuliano Bertolucci e entrou no futebol com a empresa MSI que estabeleceu uma parceria com o Corinthians de São Paulo onde colocou os argentinos Tevez e Mascherano posteriormente colocados em Inglaterra através do West Ham, posteriormente vendidos a outros clubes.
Países onde actua: Brasil, Geórgia, Inglaterra, Portugal e Rússia.
Off-shores: Jazzy Limited (Gibraltar), MSI (Inglaterra), American Capitol, Just Sport Ltd. Devetia Ltd (Ilhas Virgens Britânicas).

O argentino Gustavo Arribas, o menos conhecido dos cinco, é o dono da empresa HAZ Football Worldwide Ltda. e está muito ligado ao Boca Juniors e ao Palmeiras.
Países onde actua: Argentina, Brasil, Inglaterra e Portugal.
Clube "barriga de aluguer": Deportivo Maldonado (Uruguai).

O português Jorge Mendes foi jogador em clubes da 3ª divisão e começou a escalada no mundo dos negócios desportivos em 1996 ao criar a empresa Gestifute. É aquele que tem intermediado os maiores negócios do futebol e representa 75 jogadores.
Parceiro no Brasil: Carlos Leite.
Países onde actua: Brasil, Espanha, Inglaterra, Portugal e Rússia.

São estes os donos da bola mundial!

(Fontes: Placar, Wikipédia e outras)

2 comentários:

Jotas disse...

Pois é meu caro, o modo como esses senhores contornam a legislação é por vezes vergonhosa, são também eles na minha opinião, que enquanto engordam as suas contas bancárias e a dos jogadores, vão matando o futebol e os clubes pouco a pouco, porque os valores astronómicos que hoje se praticam em matéria de transferências e ordenados, terá forçosamente um dia de ter um fim.

BENFIQUISTA disse...

um dos males do futebol.
o futebol é acima de tudo um desporto, mas estes sem caracter fazem do futebol um negocio.
devia haver leis que limitassem a "actuaçao" destes "representantes" de jogadores, pois é uma vergonha o que eles muitas vezes fazem aos clubes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO