Época 2015/16

Época 2015/16

Sem papas na língua

"Quando um determinado personagem nacional abre a boca à frente de solícitos microfones, chega a hora das graçolas à la carte que calam fundo no lado boçal do futebol, despertando os humores mais sensíveis à atoarda, ao achincalhamento e ao desrespeito de pessoas. Chalaça, laracha, piadola ou chocarrice seria a classificação mais apropriada a esta irreprimível tendência para a pilhéria aos adversários – mas não, os admiradores deste separatismo trocista tinham logo de elevá-las à nobre condição de ironia. Já houve até um papista que recentemente não resistiu a declará-lo “mestre da ironia”!
O país decente e temente à lei vive bem com as diatribes do homem. Incomoda-se por vezes, com a oportunidade traiçoeira ou com os desvios de cariz racista, mas toda a gente já se riu, algum dia, com as facécias deste abencerragem do anedotário lusitano.
Mas, de repente, eis que do outro lado vem resposta, mais em jeito de bordoada, bruta e seca, sem ponta de fineza. Os dislates viram baionetas, os remoques engrossam para calibre de morteiro. Os jornalistas mais obnóxios transformam-se em cronistas de guerra e os comentadores dos painéis marciais em observadores em missão de paz. Como se o mundo, o nosso pequeno mundo, da bola estivesse a empinar de pernas para o ar!
O afrontamento foi elevado à condição de maior apelo à violência, o que não chegou para tirar da prateleira do sossego as autoridades competentes, porque o cariz declarado e ostensivo dos beligerantes os retira, automaticamente, do notável universo de alvos dos nossos badalados serviços de espionagem. Na bola, é tudo às claras, com a boca no trombone, porque as malfeitorias sob escuta não servem para mais nada, senão para enriquecimento da secção das mais finas ironias do YouTube.
Entre “burros” e “camiões”, “poesia” e “coca-cola”, é mais fácil entender a baixaria do confronto. Não deste em particular, com insulto e contra-insulto, mas de 30 anos deles, numa só via, sem resposta. Meio perdidos sob o fogo cruzado, alguns dos comentadores alinhados apressam-se a replicar a denúncia de um provocador de apelido Lisboa – isto sim, uma ironia finíssima –, ao mesmo tempo que assobiam para o ar ao ritmo daquele hit da ofensa militante, o tal “SLB, SLB, filhos…”, que o coro das claques unifamiliares entoa em pelo menos dez “encores” por atuação.
Mas não, não há, nunca houve, qualquer ironia neste circo. Apenas muita vergonha para os que pactuam, aplaudem e imitam, falando em desporto sem apontar tais exemplares como modelos de tudo o que não pode nem deve ser feito numa sociedade livre e sadia.
Agradeçamos, então, aos fundamentalistas por, ao menos desta vez, terem poupado a dignidade dos bons defensores da língua e respeitado a cultura dos que usam o sarcasmo como arma legítima e elevada de crítica social. Responsabilizando editores, jornalistas e comentadores, muitos mas não todos, pela falta de coragem em assumir que a charada da “linha” e dos “pneus” não é realmente uma ironia, vá lá, ao peso excessivo e doentio dos dirigentes do futebol."
(João Querido Manha, in Record)

6 comentários:

Islander disse...

Devo confessar que não esperava tanta coragem em dizer estas verdades por parte do Joao Querido Manha....Subiu muitos lugares na minha consideraçao, vamos ver quanto tempo aguenta até lhe fazerem a folha.

Jotas disse...

E hoje Rui Santos, no record também diz muitas verdades.

GuachosVermelhos disse...

Muitas vezes o Manha arma-se ao pingarelho e faz umas cronicas rasteirinhas, mas desta vez este imperial!
No lugar dele começaria a ter cuidado com os sítios por onde anda.
É que os corruptos não brincam em serviço...

Manuel Oliveira disse...

Espero que outros percam o medo e desmascarem!

Abraços.

RAUL MEIRELLES disse...

ORA ORA, O RUI SANTOS QUASE FOI CRUCIFICADO NOS BLOGUES DO BENFICA POR TER DITO VERDADES QUE NÃO CONVINHAM AOS....BENFIQUISTAS!!!!

AGORA RUI SANTOS DIZ O QUE CONVÉM, É O HERÓI!!!

O QUERIDINHO MANHOSO DO RECORD É BENFIQUISTA E ANTI-PORTO, DE MODOS QUE NÃO FEDE NEM CHEIRA O QUE ELE DIZ OU O QUE DEIXA DE DIZER, É SEMPRE CONTRA O PORTO!!!

O DELGADO, FRUSTRADO EX-GUARDA-REDES DO BENFICA É A MESMA COISA, MAS COM OUTRO NOME!!!

FORA ISSO, TIRANDO O QUE NÃO PRESTA, O RESTO É PARA SE DEITAR NO LIXO!!!

Manuel Oliveira disse...

Oh Meireles, que comentário! Falas muito e espremido não dizes nada.
A gente sabe que o Rui Santos não é benfiquista e só nos congratulamos porque finalmente ganhou coragem de dizer o que poucos dizem.
Quanto ao Manha e ao Delgado, que mal tem serem benfiquistas e defenderem o Benfica?
Então e o teu clube não está cheio de defensores? Até na Federação, no CD, no CJ, etc.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO