Época 2015/16

Época 2015/16

A valorização de jogadores

Jorge Jesus tem errado algumas vezes, é um facto, mas para além do excelente futebol praticado pelo Benfica desde que ele é o treinador e sobretudo a valorização de jogadores não pode ser esquecida por nós, sócios e adeptos.
Sobretudo este ano, a não conquista do campeonato constituíu um duro golpe em todos nós, mas todos sabemos o que aconteceu e que não podemos omitir por mais que outros não queiram ver.
Bom, mas o objectivo principal do post era falar da valorização de jogadores.
Para além dos casos conhecidos de Di Maria, Ramires, David Luiz e Fábio Coentrão que se transferiram por muito dinheiro, além de terem ainda permitido a chegada de bons valores como moeda de troca. Falo obviamente de Rodrigo (incluído no negócio Di Maria) e de Matic (incluído no negócio David Luiz).
Quanto valem hoje?
Rodrigo foi emprestado durante uma época ao Bolton e este ano explodiu na Luz. Hoje vale o triplo, no mínimo!
Matic, ninguém dava nada por ele no início da época, no final já deixou Javi de fora vários jogos e hoje faz parte das escolhas para a selecção sérvia.
Outro que chegou ao Benfica aparentemente por um valor altíssimo, Javi Garcia, para além de ter justificado o investimento nas 3 épocas que leva de águia ao peito, acaba de ser convocado para a selecção campeã europeia e mundial. Pode não ir ao Euro, mas estar entre os melhores de Espanha já triplica, no mínimo, o valor de aquisição.
Gaitán, chegou por 8,4 milhões, acaba de ser vendido (sujeito a confirmação) pelo triplo, mais algumas compensações que chegarão.
Witsel, chegou por 6,5 ou 7,5 milhões e quanto vale hoje? Seguramente o quadruplo!
Queremos mais títulos, é verdade, mas quem se pode gabar de ter vendido e comprado tão bem nas últimas épocas?

13 comentários:

Fura-Redes disse...

é inegável que isso é maioritariamente trabalho do JJ. Muito bom. Agora eu preferia que o SLB não tivesse que vender tanto. Imaginem esta equipa deste ano com Fábio Coentrão e Ramires. Bastava estes dois para sermos candidatos à Champions

Anónimo disse...

Queremos mais títulos, é verdade, mas quem se pode gabar de ter vendido e comprado tão bem nas últimas épocas?

O FC Porto, ano após ano.

BENFIQUISTA de Braga disse...

Caro Manuel,

Isto faz bem ao ego mas uns titulos de vez em quando nao ficariam mal pois nao?

abraço

Anónimo disse...

Paulo Ferreira, Anderson, Bosingwa, Lucho, Lisandro, Falcao, Meireles, Bruno Alves, Pepe, Cissokho, Ricardo Carvalho...
Chega ou queres mais?

Jotas disse...

De facto, Jorge Jesus tem sabido potenciar a qualidade que lhe tem sido dada, até porque sem qualidade nada feito, por muito bom que seja um treinador a potenciar jogadores.
Contudo caro Manuel, há uma coisa que me tem feito muita confusão, é o caso do Yartei, um jovem de grande qualidade, que por informações que tenho tem feito furor na Suiça e que nunca teve oportunidade no Benfica que o criou, aliás, parece-me que infelizmente, o vamos ver brilhar em grandes campeonatos sem nunca ter tirado proveito da sua enorme qualidade.

Manuel Oliveira disse...

Aos benfiquistas, é claro que sim e eu digo-o no post, queremos mais títulos, mas bem sabemos contra as forças que lutamos.
Mas tentar inverter a situação!

Abraços.

Manuel Oliveira disse...

Aos "andrades anónimos", vocês leram mal.
Falei nos últimos 3 anos, OK?
Nos últimos anos venderam bem apenas o Falcão, ainda assim tiveram de oferecer a Micaela como contrapeso, e o Bruto Alves apenas.

Manuel Oliveira disse...

Amigo Jotas, já li que o Yartei vai fazer a pré-época no Benfica.

Abraço.

Jorge disse...

Ora então nos últimos três anos:

2009:
Lucho contratado por 6 milhões, vendido por 18.
Cissokho contratado por 325 mil euros, vendido por 15 milhões.
Lisandro contratado por 2.5 milhões, vendido por 24.
Bolatti contratado por 1,5 milhões, vendido por 7.

2010:
Bruno Alves formado no clube, vendido por 22 milhões.
Raúl Meireles contratado por 1 milhão, vendido por 13.

2011/12:
Villas-Boas contratado por 800 mil, vendido por 15 milhões.
Falcao contratado por 3,6 milhões, vendido por 40 (+7 milhões pela conquista da Liga Europa no Atlético.)
Guarín contratado por 1,5 milhões, vendido por 12 milhões.

E mais importante que o dinheiro ganho em transferências, é o retorno em títulos consecutivos nacionail, e também prestígio e uma conquista a nível europeu, que deram ao clube. O mesmo não se poderá dizer do Benfica. Sinta-se à vontade para contrapor, Manuel, mas tal como ninguém batia a formação do Sporting há uns anos, ninguém bate o FC Porto no mercado.

E há sempre um bónus, claro. O FC Porto levou com flops como Benítez, Tomás Costa, Prediger, Stepanov e afins, mas vendeu-os sempre a preço de custo.

Mas ainda há bónus: ra vejamos quanto Benfica ganhou com Balboa (custou 4 milhões, o preço de um Falcao...), com o Roberto (supostamente o melhor guarda-redes da Liga espanhola e que só deu 100 mil euros de lucro), e sigam o Sidnei, Felipe Menezes, o grande Jara, Enzo Pérez ou o Capdevilla (6.º jogador mais bem pago de sempre no Benfica, apesar de ter vindo a custo zero). Até quero ver se o Manuel consegue manter o que disse...

Manuel disse...

Totalmente de acordo. Estamos a construir uma base para voos mais altos.

Os que criticaram grande parte dessas aquisições, algumas dessas críticas em termos depreciativos inadmissíveis para um adepto do Benfica, para além de não ter a coragem nem os tomates para virem dar o braço a torcer, ou a mão à palmatória que é o que mereciam, são os mesmos que agora, num frenesi irracional, zurram contra o LFC, o JJ, o RC e tudo o que mexe dentro do Benfica. São os mesmo que andaram todo o ano a zurrar contra o Roberto, contra o Emerson, contra o Matic, contra o Cardozo, etc. E foi essa zurraria que nos fez perder este campeonato. Esta é a minha opinião. E provem-me o contrário (não conseguem!).

Ninguém os cala, porque acham que a democracia lhes dá o direito de dizer as asneiras todas que lhes vem à cabeça acreditando estupidamente que quanto mais berrarem mais se ouvem. É exactamente ao contrário. O barulho que fazem é tanto que já ninguém os ouve.

Para oa anónimos andrades tenho a dizer-lhes que a fonte secou. Algumas dessa boas vendas foram encontradas pelo Benfica e desviadas, à custa de cumixões e dinheiros em off-shores, para proveito da quadrilha que os governa, como é do conhecimento de toda a gente.

Agora estão a chuchar nos dedos e não só. Para além de não terem dinheiro, e de terem dívidas monstruosas aos seus atletas e demais fornecedores, limitam-se a observar à distância o único clube em Portugal que tem dinheiro para ir à compras sem que alguém lhe faça sombra: o grande BENFICA!

John Wakefield disse...

O problema é esse, caro Manuel Oliveira. O Benfica compra jogadores jovens para os potenciar e vender pelo triplo. A vertente económica fala mais alto que a desportiva. Por outras palavras, apostamos em demasia na miúdagem do que em jogadores feitos ou com algum currículo.

Manuel Oliveira disse...

Oh Jorge, tens aí nomes cujo preço de compra não corresponde à verdade, caso de Falcao e talvez mais algum. Só pesquisando!

Manuel disse...

Os andrades, para além de mentirem sobre o preço de comprar dos jogadores, esqueceram-se das comissões. Só no último R&C vêm lá 17M€ de comissões.
Para além disso compraram muitos desses passes com uma percentagem pequena, como por exemplo do James que só têm 25% e do Guarin 50%, de modo que o lucro, deduzido tudo, foi relativamente baixo. Do Moutinho só têm 32%.

E estamos a ver este ano o que esse lucro deu.
Têm 5 meses de atraso nos ordenados das amadoras e 3 meses nos profissionais. E ainda faltam 4 meses para Setembro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO