Época 2015/16

Época 2015/16

Finalmente uma crónica de jogo à Benfica

Quem lia o site do Benfica nos tempos em que o mesmo era gerido pelo pessoal do Oliveirinha e leu a crónica (que transcrevo abaixo) do jogo de anteontem em Guimarães, notou certamente a diferença.
Sublinhei o que mais me chamou à atenção. 

V. Guimarães – Benfica, 1-4

Ano Novo... a Alma de sempre!

Há coisas que teimam em não mudar! Foi preciso lutar contra um ambiente hostil, agressividade excessiva do adversário, comentários televisivos obtusos e ainda um Bruno Paixão que teima em inventar… mas contra tudo e contra todos, este Benfica tem alma e mostrou-o – mais uma vez! - na deslocação a Guimarães. Witsel, Cardozo e Rodrigo marcaram os golos da vitória benfiquista, por 1-4.

No primeiro desafio oficial de 2012, a contar para a 1.ª jornada da Taça da Liga, o Benfica viajou até Guimarães e, frente aos locais, venceu, por 1-4, conquistando os primeiros três pontos de um troféu que mora na Luz de há três temporadas para cá e que o Clube quer revalidar.

Foi com algumas caras novas que o primeiro onze benfiquista do novo ano subiu ao relvado do Estádio D. Afonso Henriques… mas a raça, bravura, inteligência e pragmatismo manteve-se. O Sport Lisboa e Benfica não desvaloriza provas, títulos ou troféus e se dúvidas existissem de que esta 5.ª edição da Taça da Liga é para vencer, as mesmas foram desfeitas logos nos minutos iniciais.

E não foi preciso muito para se gritar golo na Cidade Berço, para alegria dos adeptos “encarnados” que – para não variar! – se encontravam em maioria nas bancadas. Com um futebol pressionante em todas as linhas, “sufocando” o portador de bola, o Benfica deu poucos espaços de manobra aos vimaranenses e aos 10’ esta toada personalizada deu frutos. Recuperação de bola, Nolito - na esquerda – rasga o relvado de lés a lés, com o esférico a encontrar Witsel. O belga, solto de qualquer marcação, recebe com classe e, na cara de Douglas, remata rasteiro para o primeiro golo benfiquista da noite.

Têm fome de bola

Contrariamente ao que era esperado, o tento inaugural pareceu trazer uma injecção de força (muitas vezes a roçar a agressividade excessiva!) aos anfitriões, com o Benfica – inesperadamente - a acusar negativamente a vantagem. Com a reacção dos homens de Rui Vitória, a equipa “encarnada” pareceu intranquilizar-se e a bola começou então a rondar com mais perigo a baliza à guarda de Eduardo… sem consequências. É que o Benfica não tardou em responder! Depois do impacto inicial as “águias” reorganizaram-se e as oportunidades começaram a surgir nas duas áreas, transformando este num desafio bastante emocionante.

Bola lá, bola cá, futebol rápido, empolgante, jogadores com fome de bola a quererem mostrar serviço. Quando assim é não há táctica que resista, isto porque o coração facilmente se sobrepõe à razão. Ao intervalo faltavam mais golos e o Benfica vencia, justificadamente, por 0-1.

Ele é – mesmo - muito perigoso!

E por falar em golos… o reatar trouxe o do empate. Dois minutos depois de Bruno Paixão ter apitado, livre indirecto para os locais, com João Paulo, de primeira no coração da área, a restabelecer a igualdade.

Com tudo em aberto o jogo ganhou ainda maior incerteza e rapidez com os jogadores a deixarem a pele em campo em busca da vitória. Assistia-se a uma partida de futebol interessante, e eis que um Bruno Paixão desastroso resolve entrar em cena. Primeiro, perdoa a expulsão a João Paulo, que deveria ter recebido ordem de expulsão, depois de carregar Maxi Pereira; segundo, não assinala grande penalidade favorável ao Benfica, castigando uma falta claríssima sobre Nolito. Ano Novo… a falta de verdade desportiva de sempre! Depois desses e de outros erros, Bruno Paixão acertou finalmente numa decisão e expulsou correctamente Pedro Mendes. Estavam decorridos 60 minutos. 

Mas este Benfica tem uma alma e um coração enormes e está tão habituado a lutar contra tudo e contra todos… que a resposta não tardou! E se ela soube bem… soube a justiça!

Aos 65’, num lance técnico espectacular, Cardozo mostrou – mais uma vez! – porque é perigoso. Recepção de bola perfeita, rotação e, de primeira, um remate poderoso e indefensável ao ângulo. O Benfica estava novamente em vantagem… e já a merecia! Aos 77’, o golo da tranquilidade! Quem mais? Cardozo, pois claro! Canto na direita, e lá bem nos ares, como gosta, surge Tacuara, de cabeça, a bisar na partida. Estava feito o 1-3. A fechar, e depois de meia hora praticamente avassaladora, Rodrigo fez questão de escrever o seu nome na lista de marcadores da partida, corria o minuto 88.

Com esta vitória, o Benfica coloca-se na liderança do Grupo B da Taça da Liga mas, mais do que os três pontos, ficaram sinais auspiciosos para 2012 de uma equipa cada vez mais personalizada e com “ganas” de vencer!

O Sport Lisboa e Benfica alinhou da seguinte forma: Eduardo; Maxi Pereira, Luisão, Garay, Emerson, Javi García, Witsel, Nolito, Aimar (Rodrigo, 71’), Saviola (Bruno César, 45’) e Nélson Oliveira (Cardozo, 45’).

Texto: Sónia Antunes

6 comentários:

dzgfsdgsd disse...

Realmente finalmente temos uma pagina e os devidos artigos como o Benfica deve ter.

Relatar o que realmente se passou.

Muito bela analise :D

Anónimo disse...

Grande Sónia, assim sim.

Um ab
JPF

Carlos Alberto disse...

O amigo Manuel além de escrever muito bem ainda arranja umas moças que fariam corar de vergonha (se vergonha eles tivessem) os nossos canetas amestrados.

Carrega Sónia

BENFIQUISTA disse...

fiquei fan da Sónia.
competencia e realismo, mais um toque pessoal que me deu a sensaçao de estar no estadio a ver o jogo.
cronicas destas no sao pra qualquer um, mas que grande Sónia.

abraço

Anónimo disse...

será histórico se a Corrupção deixar...


o trabalho de Jorge Jesus no Benfica...


que deverá ser coroado com um seu 2º Título..


o 33º do Glorioso...


PS-o Pinto da Costa está em pânico com esta possibilidade pois sabe que se tal acontecer será o 2º Título de Campeão Nacional do Benfica em 3 anos e isso irá significar a perda da hegemonia corrupta do futebol português e a recuperação da mesma pelo Glorioso e o seu consequente fortalecimento a todos os níveis...


por isso o Corruptor-Mor de Portugal que há muito estava remetido ao silêncio resolveu aparecer nos últimos 15 dias e começar a lançar a confusão no futebol português (como fez após a vitória do Benfica na Taça da Liga no Algarve ao Fóculporto por goleada de 3-0) para amedrontar os árbitros e os jogadores/dirigentes adversários...


é só o Benfica isolar-se na Classificação da Liga e veremos o Pinto da Costa nas Casas do FCP por este país fora a destilar ódio contra tudo e todos lançando o medo como o fez há 2 anos...


é uma táctica que resulta pois as pessoas depois acanham-se e ficam com medo que algo aconteça...


o Al Capone fazia o mesmo na cidade de Chicago quando as coisas não lhe corriam de feição....


lançava o pânico e a confusão para os seus adversários se acanharem com medo...


veremos como o Benfica vai reagir a isto e defender a sua equipa de futebol...


se se deixarem dormir na Luz vamos ter problemas....


não digo que o Benfica tenha que reagir na praça pública de forma directa...


pode reagir de forma indirecta e inteligente....


como o fez através do Correio da Manhã antes do jogo no Dragão...


lançando a notícia que um inspector da Uefa viria ao Porto assistir ao jogo para analisar a arbitragem de Jorge Sousa....


não por acaso foi só a melhor arbitragem de Jorge Sousa(na medida do possível e mesmo assim fomos prejudicados como sempre claro..) em jogos entre o Benfica e os Corruptos...


e o Benfica não perdeu e ganhou uma força psicológica enorme com esse jogo...


na Luz que não se deixem dormir se faz favor.... in Coluna D'Águias Gloriosas


este post diz tudo do que vai ser esta segunda volta, muita atenção tem que ter a direcção do SLBenfica e todos nós também.
é muito importante mesmo todos os benfiquistas saberem estas coisas para estarem preparados a combater as artimanhas batoteiras dos corruptos.
à que divulgar e informar.

o Benfica que esteja atento e seja mais inteligente, que se defenda fortemente e ataque letalmente.

Manuel Oliveira disse...

É verdade amigos, grande Sónia Antunes!
Concordo com o que disse o Coluna e aqui transcrito por um comentador anónimo. O Benfica precisa estar muito atento daqui até o final do campeonato.

Abraço a todos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO