Javi Garcia divide os aficionados do futebol e há quem o considere violento, apesar do baixo recurso ao jogo faltoso.
Aficionados da bola, adversários ou adeptos, comparam Javi Garcia a um Miura espanhol, pela força e pela combatividade no jogo. Mas o trabalho dele é à frente das trincheiras como a lida de um toureiro, com ocupação precisa dos espaços, intervenções calculadas e estocadas certeiras.
E a estatística, cada vez melhor interpretada pelos treinadores, contraria a ideia empírica e confirma que o espanhol do Benfica é mais «diestro» do que besta, mais cirúrgico do que genérico.
O primeiro papel dele em campo é o de recuperador de bolas e base da circulação no meio-campo, revolucionando o início da armação do ataque com o seu posicionamento entre os centrais, para libertar os laterais. Está entre os principais recuperadores da Liga.
Mas o estilo agressivo, com resposta rápida e em força a provocações ou emergências, tem contribuído para a construção de uma imagem de jogador brutal, às vezes violento, e protegido por negligência dos árbitros. No entanto, as estatísticas contrariam a opinião que se tem formado, em particular após os seus despiques com Porto, Braga e Guimarães, os adversários que menos o apreciam.
Surpreendentemente, o autor do golo decisivo do último derbi lisboeta é, de todos os clubes da Liga, quem menos faltas comete naquela posição, embora seja dos mais penalizados com cartões - eventualmente por as suas infracções serem mais duras.
Comparando com os principais adversários, Javi Garcia vê um amarelo a cada três faltas cometidas, enquanto Rinaudo (Sporting) leva um cartão por 4 infracções e Fernando (Porto) apenas por cada cinco.
Na terceira temporada no Benfica, apresenta um rendimento uniforme. Tudo indica que esta época, agora a meio, não andará longe dos 46 jogos e 14 cartões no final, repetindo os dois primeiros anos.
RANKING DAS FALTAS
Adrien, médio do Sporting emprestado à Académica, é nesta altura o mais faltoso da Liga, à frente dos brasileiros Wires (Rio Ave) e Michel (Paços de Ferreira). No ranking absoluto, há 78 jogadores com mais faltas cometidas do que Javi Garcia.
MAIS GOLOS NA TAÇA DA LIGA
Na Taça da Liga da época passada, Javi Garcia teve um papel preponderante na concretização, a ponto de no global somar mais golos (4) do que cartões amarelos (3) em 9 partidas disputadas até agora.
MENOS CASTIGOS NA UEFA
Nas provas europeias, vê um cartão amarelo a cada seis partidas, o dobro em comparação com a Liga portuguesa (um a cada 3 jogos). Na Liga dos Campeões cometeu 12 faltas em cinco partidas, sem qualquer cartão.
O TRINCO MENOS FALTOSO DA LIGA
Surpresa: de todos os médios defensivos titulares dos 16 clubes da Liga, Javi Garcia é aquele que cometeu menos faltas, embora esteja entre os cinco mais penalizados com cartões.
(João Querido Manha)
Subscrevo!
Realmente e em face dos dados acima indicados, nota-se nitidamente alguma perseguição por parte dos árbitros o que é incrível. A cada 3 faltas leva um cartão!
(João Querido Manha)
Subscrevo!
Realmente e em face dos dados acima indicados, nota-se nitidamente alguma perseguição por parte dos árbitros o que é incrível. A cada 3 faltas leva um cartão!
5 comentários:
Até veio uma lágrima no canto do olho:-)
O que falta neste texto do joão querido(para o benfica) manha é uma carta de recomendação ao bento 16 para beatificar o garcia:-)
E a auréola e as asas, daí podia substituir o vôo da águia...
o javi nao é um jogador faltoso e muito menos violento.
os invejosos e aziados é que dizem essas coisas, mas como diz o ditado: vozes de burro nao chegam ao ceu.
por isso so conseguem demonstrar o seu desespero.
o Javi Garcia é o melhor medio defensivo/trinco da liga portuguesa.
abraço
"Odílio Rodrigues, vice-presidente do Santos, mostrou-se confiante quanto à resolução do problema que tem impedido Danilo de jogar pelo FC Porto, mas Luiz Álvaro Oliveira, presidente do peixe, garante que o jogador está emprestado pelos azuis e brancos até junho.
«Quando o Santos negociou com o FC Porto, colocou uma cláusula de empréstimo até junho», afirmou o presidente do clube brasileiro, que pretende resolver este assunto o mais depressa possível.
«Tenho esse assunto para resolver. Vou tentar falar com o FC Porto hoje, o mais tardar amanhã. Não nos respeitaram. O Santos tem os seus direitos e o FC Porto não teve o comportamento correto, mas eu sou um homem de palavra. Havia duas parcelas, a primeira vencia em agosto e eles só pagaram em janeiro, sem dar satisfações», criticou Luiz Álvaro Oliveira, em declarações à Antena 1."
jjj a conversa ainda não chegou ao bordel, por isso comenta antes esta notícia e deixa de vomitar alarvidades sobre afirmações verdadeiras e factos sobre o Javi Garcia que é só o melhor na sua posição e um jogador de top mundial.
Caro JJJ, és benvindo e sabes disso, mas atenção que aqui se defende o Benfica e os seus jogadores.
Para não haver problemas e insultos, seria melhor que comentasses duma forma mais light.
Discordar podes à vontade, mas com maneiras.
Lá pelo Dragão existe um bem mais durinho e vê muito menos amarelos!
Isto não constitui novidade e os números não enganam, constituem uma prova. Já David Luis tinha sido o perseguido.
Na época passada, à 5ª jornada, no ranking de faltas cometidas, em 1º estava o Nacional com 97 faltas, seguido do Benfica com 88, Porto e Marítimo com 83 e Sporting com 82. No entanto em termos de cartões, o Benfica foi contemplado com 26 amarelos e um vermelho (30,68%), o Nacional com 15 amarelos (15,46%), Marítimo 17 amarelos e 1 vermelho (21,69%), Porto 11 amarelos (13,25%) e Sporting 11 amarelos (13,41%). Note-se que a diferença de faltas cometidas entre Benfica, Porto e Sporting não é significativa (88-83-82), mas a diferença de cartões é abismal.
Seria interessante ver estatísticas de alguns dos jogadores que passam ou que passaram no ÚNICO clube luso condenado por corrupção (ou tentativa), na minha opinião é o mesmo, ÚNICO suspenso de provas europeias, ÚNICO com um presidente condenado por corrupção (ou tentativa),para mim é a mesma coisa, ÚNICO com escutas comprometedoras.
E aí sim, provavelmente poderemos tirar mais ilações sobre o que se tem passado nestes ultimos trinta anos.
Recentemente ouvimos e vimos sobre eleições para as presidências da FPF e liga, sobre bolas quentes e frias, tivemos conhecimento pelos jornais de um acto de contrição sobre o túnel da Luz. A pouco e pouco o véu vai-se levantando...
Quanto a cartas de recomendação, não são necessárias, Javi já há muito que está beatificado pelos milhões de Benfiquistas.Para além disso, encontros com Papas já chega o que cá temos...
Saudações Benfiquistas
Enviar um comentário