Época 2015/16

Época 2015/16

Um bom artigo para discussão

Vieira está a arriscar
Depois da máquina da comunicação do Benfica ter feito passar a mensagem de que a melhor forma de combater o “sistema” seria boicotar os jogos fora, foi a vez do próprio Luís Filipe Vieira se dirigir aos sócios com o envio de uma missiva em que realça a importância de adesão de associados e adeptos à decisão dos dirigentes encarnados.
A ideia do presidente benfiquista é facilmente perceptível: causar um decréscimo significativo nas receitas dos clubes que recebem as águias, criando assim um problema a que a maioria dos emblemas não poderá ficar indiferente, tal como a Liga que se sentirá pressionada face às reclamações do clube da Luz.
Se Vieira tem razão ao sentir-se prejudicado pelas arbitragens neste início de época? Tem. Se isso justifica esta decisão? É óbvio que não. Esta tomada de posição tem efeitos colaterais que podem ser perigosos. O primeiro dos quais é a falta de apoio que a equipa de futebol sentirá nos jogos fora. E jogar, por exemplo, em Paços de Ferreira com 2.000 adeptos presentes é completamente diferente do que jogar em território totalmente controlado pelo “inimigo”.
Com isto, o líder directivo encarnado está também a privar os adeptos de ver a equipa em ação, o que para muitos só é possível uma ou duas vezes por época. Por fim, ao afastar os adeptos da equipa de futebol, o presidente benfiquista belisca aquela que tem sido uma das suas maiores batalhas: o aumentar da militância encarnada e consequentemente o número de sócios. Pedir à massa associativa para se afastar da equipa, seja com que propósito for, é estar a arriscar.

A presente crónica pertence ao jornalista João Rui Rodrigues, do Record, e coloquei-a precisamente para debate entre os leitores.
Concorda que o Benfica tem sido prejudicado pelas arbitragens, só podia, mas depois diz que não justifica a decisão e que é perigosa porque deixará a equipa sem apoio. É claro que fica, mas esse é um risco calculado assumido pelos benfiquistas mesmo que nos custe a perda do campeonato. Campeonato que nada nos garante podermos ganhá-lo, quer pela desvantagem pontual para o líder, quer pelo que farão as arbitragens futuras. Foi a forma encontrada para atacar o sistema e creio que não existia outra no momento.
Esta decisão terá eco no estrangeiro e de certeza absoluta fará com que fiquem bem mais atentos ao campeonato português pois o Benfica é uma referência mundial. Por muito que isso doa a certas pessoas!

9 comentários:

JediVermelho disse...

Sobre este tema, caro Manuel, o que achaste do post no meu blogue?!"O pânico a instalar-se"

71460_5/8 disse...

custa mais aos jogadores terem de jogar em campos inclinados ou com poucos adeptos? custa mais aos jogadores sentirem a injustiça de lhes serem marcadadas faltas inexistentes, cartões e não ver faltas por demais evidentes serem marcadas ou não terem adeptos nas bancadas a torcer por eles?

mas será que os jogadores não sentirão que os adeptos estão com eles por se sacrificarem ao não verem os jogos? não será mais forte o apoio aos jogadores se estes virem um estádio vazio quando sabem que está vazio porque é em protesto?

tenho a certeza que os jogadores, até mais que os adeptos, estão fartos de serem injustiçados. de levarem nas canelas sem que isso signifique faltas ou cartões para os adversários!

há riscos com esta decisão? claro que há. mas os riscos de nada fazer são muito maiores!

Manuel Oliveira disse...

Jedi, achei-o bom, por isso comentei, dizendo que apoiava o boicote.
Só foi pena teres misturado vários temas que não condiziam com o título, por isso não comentei sobre o Éder Luis e Fellipe Bastos que estão em grande no Vasco, mas que ainda não estarão à altura do Benfica.
Já viste o logo do Boicote, aqui na barra lateral? Se o quiseres eu mando-te!

um abraço

GIL VICENTE disse...

Caro Manuel

Este é um dos meus "preocupados".
Já dei a minha opinião sobre como lidar com os "aconselhamentos" desta natureza.

Posso reforçar, dizendo que os jogadores já vieram dizer que compreendem a posição. Depois, eles sabem que contam sempre com o apoio dos Benfiquistas. Aliás, já sugeri, como muitos outros Benfiquistas, que se acompanhe a equipa nos seus trajectos, desde o centro de concentração até à beira dos estádios. Depois, não se entra.

Só desejava que houvesse, por parte da nossa direcção, uma orientação clara de discriminação positiva. Isto é, há alguns, pouco, clubes que não alinham com os corruptos. A esses campos era de ir.
Parece que posso dar como exemplos o Paços de Ferreira e o Beira Mar, pelo menos.

Esta discriminação positiva ainda mais fazia ver aos alinhados com os corruptos que a luta era clara.

Um abraço

Manuel Oliveira disse...

Concordo Tiago! Aliás há algum tempo atrás li declarações do Aimar dizendo que precisavam dos adeptos mas que concordavam com a Direcção.

Abraço.

Manuel Oliveira disse...

Caro Gil, li o seu post na hora e comentei-o hoje. E como viu no que escrevi após o texto do homem, estou plenamente de acordo consigo.
Quanto aos clubes de que fala, ou outros, se o Benfica tiver plena garantia da sua isenção, julgo que seria uma boa medida.

Abraço.

gmattiollo disse...

http://gremista-sangueazul.blogspot.com

RESULTADOS DE TERÇA PELAS ELIMINATÓRIAS DA EUROCOPA!

JediVermelho disse...

Sim manda!

Bimbosfera disse...

Boas. É por causa de artigos destes que deixo de ir cada vez mais aos desportivos. Não há pachorra. O que eles querem é fazer notícas à volta disto. Só há uma posição a ser tomada, e é apoiar a direcção. Não ir, não há volta a dar, e lamento, mas discordo do Gil Vicente, e muito. Não deve haver qualquer tipo de discriminação, positiva ou negativa. Não pode ser. Todos, mas todos, têm ou já tiveram ligação com o Porto. Têm mais connosco agora? Não faz mal. Não perdemos nada com isso. É por causa do Nelson e do David no Paços? Se com isso eles não o quiserem, há mais quem queira. TODOS, mas TODOS, os clubes têm que sentir a força do Benfica nesta medida. É que a Viseu, minha terra, ou Portalegre, onde moro, o Benfica também não vai jogar, aliás, a Portalegre, se calhar, nunca veio. E quem quer ver tem que se deslocar sempre à Luz, ou outro lado. Sem o nosso dinheiro ELES VÃO AFINAR. Foram 30%, 30%!!! Do orçamento do Leiria, no ano passado, 30% foi da bilheteira com o Benfica. Porque carga de água é que um clube que esteve mais que ligado ao Porto há bem pouco tempo, até descer, e para voltar à primeira deve ter ido de novo «ao beija-mão» deve receber à nossa pala, assim tanto dinheiro, tão grande percentagem do seu orçamento? E a Académica? Puseram bilhetes a perto de 70 euros, na época passada, só por sermos quase campeões. Em 2004/05 foi igual. Aproveitarem-se de nós. Comigo não contam. Se eu for ver o Benfica É NA LUZ, na nossa casa. Sempre! Tenho um amigo aqui de Portalegre que é ferrenho do Vitória, mas sempre que pode VAI A GUIMARÃES.
Nós queremos, vamos à Luz.
Não entendo como pode haver divisão nos adeptos sobre isto! Desculpem, mas não consigo entender, e parece-me que quem entender e não o quiser seguir não pode querer o bem do Benfica.
Só admito, quanto muito, uma coisa. Irem não identificados. Quanto muito isso. E mesmo assim, sinceramente, não concordo com essa medida!
ISTO É PARA O BEM DO BENFICA E DO FUTEBOL PORTUGUÊS!!!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO