Época 2015/16

Época 2015/16

Que nos espera hoje?

A pergunta não é fácil, sobretudo porque é feita antes do jogo. Se fosse depois era como os antigos prognósticos de João Pinto, antigo jogador daquele clube que manda árbitros para o Brasil e «gajas» do Brasil para cá, seriam só no final do jogo!

(Verdade seja dita, é bem pensado, pois se fosse a mandar todos que compra, um a um, ficava mais caro, assim trás de lá a mercadoria e usa-a cá, nem que tenha que a guardar nas arcas do Reinaldo para não se estragar, coisas que deve ter aprendido do tempo em que vendia fogões, com certeza...)


Que Benfica nos espera amanhã, na Madeira, e no resto da época?

Assim sendo, e estando pouco conhecedor do que fez o Nacional até agora, além de terem sido eliminados da Liga Europa (Euroliga para o Jesus!), que podemos esperar desta equipa? Eu espero um adversário pelo menos combativo. Pelo menos esforçado. Pelo menos a tentar ganhar elã depois do que se passou com o Birmingham.

Já do Benfica tenho que esperar qualidade. Creio que é o que todos ansiamos, por jogos com qualidade. Creio que esta poderá ser, assim Jesus não seja muito teimoso se algo estiver a correr mal, a época da confirmação. Por exemplo, se tiver sido, como acho, teimosia, na primeira jornada, não ter mexido na equipa mais cedo poderia ter mudado o rumo ao jogo, o tal que ganhávamos 2-0 e que viemos a empatar... Depois dos jogos que o Benfica já fez até agora creio que há 3 goleadas que já são devidas aos adeptos e estou para ver como é que nos vão pagar, mas o tempo o dirá...

Dizia eu, pode ser a da confirmação, pois para mim a primeira foi a do calor, do futebol espectáculo... Foram as goleadas, foi o melhor Benfica desde os anos 60, foi novamente o melhor marcador um jogador do clube, foi o David, o Saviola, o Aimar, o Cardozo, o Di Maria, o Coentrão, o Ramires, o Maxi, o Luisão, o Javi... Foi tudo, sinceramente, e merecia, creio eu, melhor sorte, pelo menos a nível europeu, mas lá entrou a tal teimosia, ou medo, ou uma treta qualquer, do Jesus, para ter alterado uma equipa ganhadora só por causa daqueles rapazes que nunca caminham sozinhos, o Liverpool...

No ano passado foi a da tentativa de elevar esse futebol mais acima. Foram as fanfarronices, naturais depois da brilhante época anterior, e basta dizer que o tal senhor dos fogões mais uma vez quis levar o Jesus para as suas bandas, para dar duas machadadas de uma vez, lixar-nos o melhor treinador que cá esteve desde Mourinho e ao mesmo tempo melhorar a sua equipa, erros de casting, mesmo que não o venham a ser no futuro, foram-no no ano passado, Roberto, Jara, ainda assim o terceiro melhor marcador da equipa com 11 golos, salvo erro, jogadores a precisarem de se adaptar, Gaitan à cabeça, e por isso digo que foi a da estabilização. Pode até ter parecido, pois o resultado final da mesma, ainda assim, foi muito doloroso (não foi mau, na realidade foi mesmo doloroso!), mas na qual nos vimos numas meias-finais de uma prova europeia, coisa que já não acontecia há 20 anos, ou lá perto, perdemos o campeonato para o rival, mas tivemos uma brilhante, ainda que por cá, como todos sabemos, graças ao senhor dos fogões novamente, sirva de pouco, 18 jogos consecutivos a ganhar, mesmo que nem todos cá, vimos as meias finais da taça de Portugal ser perdida, escorrer entre os dedos, em casa, contra o tal dos fogões novamente, vimos Saviola, eventualmente desmotivado por ter falhado o Mundial, falhar 3 ou 4 golos, fossem para fora rente ao poste, ou mesmo ao poste sem entrar, que nos dariam, pelo menos, as presenças em mais duas finais caso entrassem, pois é de relembrar que um golo nas meias da Taça de Portuga ou na Liga Europa, no segundo jogo de cada eliminatória, nos dava a passagem a nós, por isso digo doloroso, estar tão perto de pelo menos estarmos na final e não termos estado...

O que é que vendia o outro? Ah! Ok, fogões... Por favor refira este artigo, fogões, nos comentários, se faz favor! Daqui resulta, portanto, que acho que poderá ser a tal confirmação, mas a mesma não pode passar pelo que já se passou antes. Não preciso de goleadas todos os jogos. Preciso de vitórias, qualidade, consistência. Percebo menos do que o que gostaria de táctica, modelo de jogo, etc sobre futebol, mas sei ver quando a equipa se mostra segura, se mostra confiante, tem qualidade, tem a tal nota artística... Também sei que por vezes o Zé dos fogões tem isto montado para as equipas não o conseguirem, e no ano passado foi preponderante esse factor, além dos nossos erros, mas espero portanto que não venham a dar-se de novo, daí que...

Espero que hoje o Benfica ganhe, com segurança, qualquer coisa entre 0-2 e 0-3 é bom, presumo que se marcarmos 2,5 golos eles arredondem para 3, mas se for 0-1, desde que venhamos com os 3 pontos no saco, ou na mala, na volta da Madeira, já não é mau... Interessa, mais do que a provisória liderança, os pontos. Que aqueles dois pontos da primeira jornada não façam falta... De goleada a meio do caminho para empate a duas bolas... é chato! Por isso, com calma, confiança, qualidade, é tempo de assentar arraiais no topo, jogar com confiança, e deixar que os outros se preocupem connosco por estarmos mentalmente fortes!

De preferência com vitórias, pois se for fortes mentalmente como o Sporting... bem, vimos da Madeira a nado...

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com e agora também Blog do Manuel

9 comentários:

Anónimo disse...

Dez anos sem prejuízo
Do conflito entre o Sporting e os árbitros derivou uma discussão nas redes sociais da internet sobre a indiferença do FC Porto, um clube que considera «heróis» o que outros destacam como "inimigos". Quando perdeu o FC Porto pela última vez na Liga por causa de erros de um árbitro?
Por:João Querido Manha
Felizmente para o clube de Pinto da Costa isso já não ocorre há muito tempo, mais precisamente desde a temporada de 2001-02 quando, entre um número anormal de oito derrotas, duas delas tiveram, de facto, a marca dos erros de arbitragem.
O curioso da situação é que os juízes envolvidos, Luís Miranda e Emanuel Câmara, pagaram os penaltis perdoados a Beira-mar e Santa Clara com o afastamento do grupo da elite da arbitragem. Falharam e foram afastados, embora Miranda estivesse já próximo do limite de idade.
Nas dez épocas seguintes, o FC Porto sofreu apenas 26 derrotas na Liga portuguesa e embora algumas com arbitragens negativas para os azuis, como a de Carlos Xistra com o Sporting em 2007-08, validando um golo irregular de Izmailov, não voltou a haver uma relação directa entre a arbitragem e o resultado. E a polémica mor com João Ferreira e Lucílio Baptista no jogo «do túnel» não correspondeu a prejuízos dentro das quatro linhas.
Seria, contudo, estulto pensar que o FC Porto não tivesse também sofrido erros de arbitragem num conjunto de mais de 300 jogos. Quando tal se verificou, porém, a equipa conseguiu superar as dificuldades e pelo menos não perder, mas foram muito mais as partidas em que os resultados positivos tiveram contributo de maus julgamentos.
DE VILÃO A HERÓI
Bruno Paixão sofreu impiedosa perseguição psicológica de entidades portistas, sendo tratado como «vilão» nos programas de televisão por causa dos erros no Campomaiorense-FC Porto (1-0) de 2000, em particular a permissividade a uma marcação sistematicamente faltosa sobre Jardel, inclusive com lances de penalti não assinalado. Foi uma noite terrível, que lhe custou uma quarentena, mas após ano e meio, voltou ao bom caminho, com 10 triunfos portistas em 13 encontros, figurando hoje entre os «heróis» de Pinto da Costa.
1 PENALTI A CADA 16 JOGOS
Quando Rui Silva, no domingo passado, assinalou um penalti no Dragão contra os donos da casa soaram campainhas de alerta pelo inusitado da situação. Em média, o FC Porto só sofre um penalti a cada 16 partidas e raramente nas primeiras jornadas. Desde 2004, aliás, no ano do título perdido para o Benfica, que o FC Porto não era punido com uma grande penalidade das primeiras quatro jornadas da Liga.
LUÍS MIRANDA
O que fez
Num Beira-Mar-FC Porto (2-0) perdoou uma grande penalidade aos aveirenses e ainda expulsou Alenitchev no começo da 2.ª parte.
O que lhe aconteceu
Nos oito meses seguintes, até final da época, o juiz de Torres Vedras só mereceu mais três nomeações e encerrou a carreira, na maior discrição.
EMANUEL CÂMARA
O que fez
Num Santa Clara-FC Porto (2-1), deixou passar em claro um penalti (passível de cartão vermelho) de Rui Gregório sobre Hélder Postiga.
O que lhe aconteceu
A carreira na 1.ª Liga do actual comentador da RTP Madeira ficou arrumada: dois meses depois dirigia o Marítimo-Leiria, em jeito de jogo de homenagem.
O ÚLTIMO TERROR
Quando Lucílio Baptista se retirou, os portistas suspiraram de alívio. Cada nomeação dele punha em causa o comodismo da equipa por ser menos permissivo do que a generalidade dos seus pares, sem receio das consequências dos eventuais desaires azuis e brancos.
A AMEAÇA SADINA
O também setubalense João Ferreira, árbitro da última derrota, em Alvalade, talvez quebre o recorde de sete derrotas, pois com metade dos jogos tem média idêntica a Lucílio Baptista, em flagrante contraste com as dos outros juízes da actualidade.

refy disse...

Ola', queria saber, por favor, como contactar o dono do blog para propor uma colaboraçao.

O meu mail é refsporty4@gmail.com . Obrigada,

Cumprimentos

Blog A Perfeição Existe! disse...

Show de bola!

Abraço

Manuel Oliveira disse...

Grande post Márcio.
Jogo difícil sem dúvida, embora eu ache que este ano ganhamos na Madeira.
Está boa essa dos fogões, eheheheh!

Abraço.

Jotas disse...

Ora viva, cá estou eu, regressao de férias, para percorrer esta gloriosaesfera.
Cuidado, muito cuidado, esta nomeação de Soares Dias não é inocente.
Já do Benfica, espero o 11 do jogo com o Twente w preparado para lutar contra estas adversidades.

magalhães.Sad.SLB disse...

Se arranjar-mos umas quantas como a da imagem, vestindo a mesma camisola, talvez o Artur Soares Dias se baralhe....looool

Gloriosas Saudações.

Manuel Oliveira disse...

O que nos esperava era o nevoeiro, eheheheh!

Bimbosfera disse...

Lá nos safámos, mas, como disse o Éter no Céu Encarnado, nós tinhamos, e temos, o nosso Artur em grande forma, e eles lá tiveram que nos mandar o deles... Meia dúzia de cartões à toa, e quando deveria mostrar vermelho... nada! O costume, de um corrupto do sistema.

Abraço a todos!

Márcio Guerra

Bimbosfera disse...

Uaahahhaah! Bem visto, caro Manuel, bem visto!

Abraço

Márcio Guerra

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO